Anos 80

A Década Perdida

Futebol na década de 80 - 1982

Falcão vibra na Copa da Espanha

Impossível não falar da Copa. O Brasil era o grande favorito. Tinha Sócrates, Zico, Falcão, Júnior e Éder. Em compensação (poucos falam disso) tinha Valdir Perez, Serginho e, o pior, tinha Cerezzo. Valdir Perez (o Valdir Pereba, como chamavam) nunca correspondeu na seleção. Até hoje eu não entendo como o Telê não colocava o Leão. Já na estréia, contra a União Soviética, Valdir tomou um frangaço. A sorte é que Sócrates e Éder conseguiram virar o jogo no final do segundo tempo. Serginho fez dois gols por pura obrigação, mas a cada gol que ele perdia a torcida brasileira lamentava a ausência de Careca, que tinha se machucado e não pôde ir à Copa. Já Cerezzo não fez uma Copa ruim, mas entregou a rapadura no jogo contra a Itália. No final, era só segurar o empate, mas a seleção se atirou pra cima e tomou o gol que tirou o Brasil da briga. Com o Brasil eliminado, a Itália chegou com certa facilidade ao título. Era uma seleção medíocre. Tinha empatado os três jogos da primeira fase, inclusive contra Peru e Camarões que, convenhamos, têm um futebol horroroso. Camarões até melhorou depois, mas continua sem farinha no saco.

O carrasco Paolo Rossi mandando a seleção canarinho pro espaço

Quanto ao futebol gaúcho, o Grêmio foi escandalosamente roubado na final do Brasileiro. Depois de empatar a primeira partida contra o Flamengo no Maracanã, o Tricolor entrou em campo como favorito no jogo de volta no Olímpico. O Flamengo segurou o empate com 12 em campo. O zagueiro Marinho, certa hora, tirou a bola com a mão de dentro do gol. O juiz Oscar Scólfrago (parece que era assim o nome dele), não marcou nem gol nem pênalti. O jogo terminou empatado. No terceiro jogo, também em Porto Alegre, Zico desequilibrou a partida num passe que deixou Nunes na cara do gol. E o Flamengo era campeão brasileiro.

Já o Inter sagrou-se bi-campeão gaúcho num campeonato memorável. No início, o centroavante Geraldão, que tinha sido dispensado pelo Grêmio, prometera fazer 20 gols. Faltando os dois últimos grenais, ele tinha 15. E disse:

- Eu falei que ia azer 20 gols, e VOU fazer..

Resultado dos grenais: 3 a 1 e 2 a 0 para o Inter. Adivinha que fez os cinco gols do Inter campeão? Ele.

O início 1982 1983 1984 1985 1986 1988 1989 A seleção Times gaúchos