Chutando Cachorro morto: PS Vita


O fracasso do Vita começa com o PSP. Que foi um sucesso no Japão, mas não convenceu o resto do mundo: o usual. Vendido como um portátil capaz de jogar jogos do PS2, o que nunca foi possível. Mas nem chegava perto! E que nunca conseguiu o mesmo sucesso mundial do Nintendo DS.

$ony investiu muito “dinheiro” no PSP. Até mesmo desenvolveu uma mídia própria para o aparelho! O UMD! Que supostamente iria substituir CDs e DVDs. Pessoas iriam ouvir músicas e ver filmes em UMDs. Detalhe: somente no PSP! Pois os UMDs eram incompatíveis com todos CD-players e DVD-players da época. A inocência da $ony surpreende...

O interessante é que quando o PSP foi hackeado, bem cedo em sua existência, as vendas do console não foram afetadas. Porém a venda dos UMDs, que nunca foram grande coisa, despencaram. O que era esperado...

Agora vem a parte interessante: a venda dos cartões de memória para o PSP superariam em muito a venda dos UMDs, em vários paises. O Brasil inclusive! É por isso, apesar de negativas da $ony, que o cartão de memória do Vita era tão caro!!!

Pois estavam prevendo que o Vita seria hackeado, e os amigos do alheio comprariam assim mais cartões de memórias! O quê traria lucro para alguém!

Mas o Vita foi hackeado e não houve uma explosão de venda de cartões de memória. Tipo, não serviu pra nada. O Vita já era tecnicamente um fracasso. E isso não mudou.

Por quê? Bem, não havia bons jogos para serem baixados, CERTAMENTE NÃO 60 JOGOS!!!!!!!!!!!!! Como certo site afirma! E estamos falando de exclusivos aqui! Não versões de jogos feitos para outros consoles, como: PS2, PS3 e PS4. Ou mesmo outros sistemas, como Android ou PC.

Vale lembrar que o primeiro PS3, tinha umas três ou mais entradas de cartões de memória, aqueles mesmos feitos para o PSP, mas não era compatível com os UMDs! Até a $ony sabia quando era hora de tirar o time de campo.

Da Equipe Articulistas