O Grêmio se auto-orienta em relação a si mesmo...

Pois é... o Grêmio - sem técnico - foi ao Chile e venceu o Universidad por 2 a 0. Com o resultado, o tricolor gaúcho chegou aos 13 pontos ganhos está classificado antecipadamente para as oitavas-de-final da Copa Libertadores. Jogando bem, o Grêmio provou que é capaz de se auto-orientar em relação a si mesmo...

A equipe tricolor foi novamente treinada pelo técnico interino Marcelo Rospide, que conquistou sua segunda vitória na competição continental. Sim, são duas partidas e duas vitórias. Ele pegou uma equipe em crise e classficou o Grêmio antecipadamente para a próxima fase da competição. Rospide é o técnico do ano?

O Grêmio teve desde o início do jogo uma postura de Libertadores. Ou seja, bola pro mato que o jogo é de campeonato. O tricolor abriu o placar aos 31min do primeiro tempo. Souza cobrou falta na área e Jonas cabeceou de maneira estranha, para trás, no travessão. Qualquer outro jogdor faria o gol. Mas Jonas é o Jonas. De qualquer forma, o zagueiro Léo pegou o rebote marcou o primeiro gol da partida.

A partir daí o Universidad do Chile seguiu pressionando, mas o goleiro Vitor estava em noite inspirada. No segundo tempo, o Grêmio só precisou acertar um contra-ataque para matar a partida. Aos 20min, em jogada pela esquerda, Souza, que jogou muito, deu belo passe para Maxi Lópes. O argentino tocou na saída do goleiro com categoria e garantiu a vitória gremista fora de casa.

O vice-presidente do Grêmio, André Krieger, chegou ao vestiário do Grêmio esbanjando sorriso pela vitória sobre o Universidad do Chile e conseqüentemente, a classificação para as oitavas de final da Libertadores. "O Grêmio e Libertadores foram feitos um para o outro. O Grêmio é copeiro", bradou o dirigente, empolgado com a vitória por 2 a 0 no Chile.

Na verdade, Krieger esqueceu de dizer que o Grêmio está em um dos grupos mais fáceis da Libertadores. Aliás, o tricolor gaúcho tem a melhor campanha entre todas as equipes brasileiras. Na classficação geral só perde para o Boca Juniors que até agora tem 100% de aproveitamento.

De qualquer maneira, o Grêmio segue em frente e como já garantiu presença nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, o próximo técnico terá algum tempo para trabalhar o time. As chances estão todas contra o Grêmio, mas quem disse que o tricolor gaúcho liga para estatísticas...

Jarbas Schier