Começa a campanha "Náutico na primeira divisão"

O Grêmio, jogando fora do Estádio Olímpico, venceu o Náutico por 2 a 0. Atenção! O impoluto leitor da ZeroZen não entendeu errado. O tricolor gaúcho finalmente ganhou uma partida fora de casa. Aliás, está na hora dos gremistas iniciarem a campanha "Náutico na primeira divisão", por que a equipe pernambucana só dá alegrias a maior torcida do Rio Grande do Sul.

Com a vitória, o time treinado por Paulo Autuori chegou a sexta colocação, com 36 pontos. Agora, o Grêmio está a apenas quatro pontos de alcançar o G-4. Isso não é nada bom, mas pelo menos a situação esteve muito pior.

A partida entre Grêmio e Náutico começou truncada. Os dois times erravam demais. Mas, aos 18min, tudo mudou. Tcheco cruzou pela direita e Souza - sempre ele - completou de cabeça para abrir o placar. Nove minutos depois Jonas apareceu na área, passou pela marcação e chutou no canto esquerdo.

Sim, contra o Náutico até Jonas vira craque. Detalhe interessante: o jogador, que já foi considerado o pior atacante do mundo, que fez o gol mais ridículo do Brasileirão, é um dos artilheiros do campeonato. É sério. Jonas já fez 12 gols na competição.

Depois do segundo gol gremista, começou a brilhar a estrela do goleiro Victor. Mais uma vez ele salvou o tricolor gaúcho e manteve as esperanças da equipe chegar ao sonhado G-4.

Como se trata de um jogo entre Grêmio e Náutico no Estádio dos Aflitos tinha de acontecer uma expulsão. É uma espécie de tradição. Para manter a escrita, Maxi López foi expulso ao 17min da etapa complementar.

A inferioridade numérica fez com que o Grêmio recuasse. A equipe mal passava do meio-campo. E finalmente a retranca gremista funcionou. Claro que contra o ataque do Náutico fica tudo mais fácil.

E o Inter? É o time do "quase". Quase foi líder, quase empatou com o Cruzeiro. Mas, é claro, perdeu em casa para o time treinado por Adilson Batista. Fica o aviso para colorados: quem perde uma chance dessa dificilmente tem condições de levantar a taça de campeão.

Jarbas Schier