Um empate, um pênalti e três expulsões

O jogo que abriu a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro foi realmente inacreditável. O Grêmio jogou bola e o São Paulo distribui pontapés. Sim. O Zeronauta não leu errado. O Grêmio jogou bola e o São Paulo distribui pontapés. Por isso, o resultado de 1 a 1 até que foi justo.

No Estádio Olímpico, o tricolor gaúcho voltou a apresentar um futebol um pouco melhor. A partida começou equilibrado, sem muitas chances de gol. O São Paulo até tentou pressionar, mas sem levar qualquer perigo. Em cobrança de falta levantada para a área, Douglas Costa achou Rafael Marques livre para cabecear com precisão e vencer Rogério Ceni, aos 24min.

O problema é que apenas sete minutos depois o São Paulo chegou ao empate. Dagoberto aproveitou cruzamento de Hernanes, dominou no peito e contou com o desvio de Rafael Marques (mais uma ironia do destino no caminho do tricolor gaúcho) para tirar as chances de defesa de Victor e igualar a duelo. No restante da etapa inicial não aconteceu nada digno de nota.

No segundo tempo, o São Paulo tentou novamente pressionar o Grêmio. Claro, não conseguiu absolutamente nada. A equipe treinada por Paulo Autuori foi recuperando o controle do jogo e partiu pra cima. Principalmente depois da entrada de Perea.

Aos 31 minutos houve um pênalti clamoroso a favor do Grêmio. Jean atropelou Fábio Santos. Mas o juiz Jailson Macedo Freitas resolveu ignorar o fato. Porém, dois minutos depois ele viu a agressão de Borges em Túlio. Resultado? O atacante do São Paulo foi expulso.

Porém, o inacreditável ainda estava por vir. Dagoberto no minuto seguinte deu um carrinho assassino em cima de Túlio e - com total e absoluta justiça - foi expulso. Nem é preciso dizer que o Grêmio foi para o tudo ou nada. Pressionou de todas as maneiras possíveis. Só que no meio do sufoco tricolor, aos 48min, Jean fez uma falta criminosa e - pasmem - também foi expulso!

Sim, o São Paulo terminou o jogo com apenas oito jogadores. Palmas para o árbitro Jailson Macedo Freitas que expulsou os atletas e conseguiu mudar o foco da partida. Agora todo mundo discute as expulsões ao invés do pênalti que ele absurdamente deixou de marcar.

O resultado final foi ótimo para o São Paulo, que segue na briga pelo título. Já o Grêmio de Paulo Autuori segue negando as tradições gaúchas. É muito toque de bola, muita vontade de jogar um futebol bonito, elegante e refinado. Isso é um erro no Grêmio a melhor defesa sempre foi a defesa. Ainda vai chegar o dia em que a torcida gremista vai sentir saudade de uma boa e velha retranca...

Jarbas Schier