O Olímpico de todos os Santos

Se tem uma coisa que o Grêmio adora fazer é desafiar a lógica. Novamente, quando a imprensa já estava jogando a toalha, o tricolor renasce das cinzas. Mesmo sem ter um grande grupo de jogadores, mesmo sem ter um craque definitivo no time, a equipe comandada por Mano Menezes está de volta à zona da Libertadores.

Este feito é merecido? Claro que sim. O Grêmio derrotou rivais diretos à vaga como: Botafogo, Vasco e Santos. E fez tudo isto sem ter um ataque eficiente. Mas, verdade seja dita, uma vitória por 1 X 0 vale o mesmo do que uma de 3 X 0. Justamente, neste tipo fé que se baseia a arrancada gremista na fase decisiva do campeonato.

Aliás, somente o Grêmio contrata um volante, Eduardo Costa, para melhorar o ataque. E coisa funciona!! Com a sua entrada no time, o tricolor voltou a mostrar solidez defensiva. A vitória sobre o Santos foi um indício claro de que o time de Mano Menezes está no caminho certo. O fato é que a equipe paulista não conseguiu jogar.

A marcação foi implacável. Tanto que sobrou tempo para Marcel marcar um gol de bola parada. Diga-se de passagem, depois de adquirir a vantagem no marcador, o tricolor gaúcho fez o que tinha de fazer. Simplesmente amorcegou o jogo e deixou o tempo correr até o apito final. O que parecia impossível está se tornando realidade, a Libertadores parece estar de novo no caminho do Grêmio.

E o Inter? Definitivamente voltou ao normal. Empatou em 2 X 2 com o Atlético-MG no Mineirão em um resultado absurdamente injusto. Para o Galo mineiro, é lógico. O time comandado por Leão foi superior o tempo todo. Somente graças a uma atuação espírita do goleiro Renan, o colorado não foi goleado de forma implacável.

Sabe-se lá como, o Inter achou dois gols. Estava vencendo por 2 X 0 até os 42 minutos do segundo tempo. Então fez o previsível. Amarelou e cedeu o empate. Agora, o Inter vai lutar pela Sul-Americana. Muito pouco para quem acha ter o melhor time do mundo. Ou seja, vem aí mais um fiasco na história colorada.

No final das contas, o Inter está é realizando uma concorrência desleal com o pessoal dos correios. O Sedex leva 24 horas para ser entregue, já o colorado consegue entregar tudo em míseros três minutos...

Jarbas Schier