Deixem o Celso Roth trabalhar...

O Rio Grande do Sul voltou a viver uma espécie de insanidade coletiva no que diz respeito ao futebol. Uma tese levantada com freqüência pela nossa tacanha mídia esportiva afirma que o Grêmio é uma espécie de cavalo paraguaio. Ou seja, o tricolor gaúcho dispara na frente no início do campeonato brasileiro, mas vai afundar durante a competição.

O engraçado é que os colorados têm absoluta certeza de que isso vai acontecer. É como se fosse um dogma, uma questão de fé que não pode ser contestada ou abalada. Mas as rodadas passam e o Grêmio não desanda nem diminui de produção. Aliás, para desespero dos secadores, assumiu a vice-liderança do Brasileirão.

Verdade seja dita, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Estádio Olímpico. Porém, o resultado não faz a menor justiça ao que aconteceu dentro do campo. O resultado mais correto seria Grêmio 17 X 2 Cruzeiro. O primeiro tempo foi um verdadeiro massacre. Já aos 17 minutos, Rafael Carioca fez um excelente lançamento da esquerda para a direita, a bola caiu no pé de Paulo Sérgio, bem nas costas da defesa do Cruzeiro. O lateral gremista acertou o chute, de primeira. A bola passou pelo meio das pernas do goleiro Fábio e foi para o fundo das redes.

A partir daí, o time de Celso Roth sobrou na partida .O tricolor poderia ter ampliado aos 25, aos 35 e aos 36 minutos, em conclusões de Paulo Sérgio, Anderson Pico e Léo. O goleiro Fábio defendeu todas. Aliás, ele teve uma atuação absurdamente inspirada evitando que o time mineiro terminasse goleado.

A vitória gremista foi importante. O cavalo paraguaio segue vitorioso. E, para irritar ainda mais os secadores, o Grêmio fez a sua melhor atuação na competição. Méritos para Celso Roth. Conforme a ZeroZen tinha previsto, ele realmente acertou o tricolor gaúcho.

Claro, a torcida continua desconfiada e vaiando o seu treinador. Tudo bem. É assim mesmo que ele funciona. Agora, não dá para negar que Celso Roth está vivendo o seu melhor momento no Estádio Olímpico. Então, deixem o homem trabalhar...

E o Inter? Dá para acreditar em uma torcida que critica Nilmar, o único craque do time? É dose. Todavia, o pior de tudo é que o gremismo de Tite está salvando o Inter. Certamente, os colorados tem tudo para garantir a sua vaga na
Sul-Americana de 2009.


Jarbas Schier