Grêmio é o líder, mas isso não é o bastante

O Grêmio voltou à liderança do campeonato brasileiro. Os gremistas deveriam estar eufóricos. Não é o que acontece. O Brasileirão segue completamente indefinido. O tricolor agora é o líder, mas isso, infelizmente, não é suficiente...

O time comandando por Celso Roth assumiu novamente a ponta do campeonato ao vencer o Santos por 2 a 0 no Estádio Olímpico, pela 29ª rodada do Brasileirão. O gols foram de Morales e Soares. O resultado, aliado ao empate do Palmeiras com o Figueirense, fez com que o tricolor gaúcho abrisse dois pontos de vantagem em cima do alviverde paulista.

A partida entre Grêmio e Santos foi trepidante. O Santos mal teve tempo para respirar. Logo aos três minutos, Soares apareceu na entrada da área e arriscou um chute rasteiro. A bola desviou na defesa do Santos e sobrou para Richard Morales. O uruguaio chutou forte e abriu o placar.

Soares seguiu fazendo grandes jogadas e sendo parado com faltas pela defesa santista. O Grêmio passou boa parte do jogo atacando de maneira desordenada. Um dos poucos oásis de lucidez era o garoto Douglas Costa, que distribuía a bola aos atacantes e fazia boas jogadas individuais.

No Santos, quem apostou todas as fichas no artilheiro Kléber Pereira, perdeu feio. Foi obrigado a ver uma grande atuação do paraguaio Cuevas, que aparecia pelos dois lados do campo. O Santos cresceu no final do primeiro tempo e o Grêmio tomou um sufoco federal, que só passou com o término da primeira etapa.

A situação gremista não se alterou muito no começo do segundo tempo. O Santos continuou insistindo no gol de empate. Para piorar, os defensores do Grêmio erraram muito deixando boa parte da torcida em pânico.

O Grêmio, porém, reagiu e conseguiu equilibrar as ações ofensivas. O jogo seguiu muito movimentado. Houve vários lances de perigo para ambas equipes. E até mesmo o apagado Kleber Pereira mandou uma bola na trave, após lançamento de Molina.

Quando parecia que o jogo iria se encerrar sem maiores novidades. O Grêmio foi capaz de ampliar o marcador já nos acréscimos. Reinaldo, que havia entrado na vaga de Morales, sofreu falta de Fabiano Eller na entrada da área pela direita.

O ex-zagueiro do Inter levou o segundo amarelo, aliás totalmente justo, e foi expulso. Douglas Costa cobrou, o goleiro santista Douglas deu rebote e Soares apareceu para conferir. Agora, o Grêmio enfrenta a Portuguesa em São Paulo.

O time de Celso Roth está obrigado a vencer. O Grêmio joga os dois jogos mais decisivos do campeonato fora de casa. Enfrenta Palmeiras e Cruzeiro longe do Olímpico e precisa garantir alguma vantagem se quiser se manter na liderança. Quem irá vencer? Como diria um ceguinho esperançoso:"veremos"...

Jarbas Schier