Os convocados

Certo. Todo mundo reclamou da convocação do Dunga. Afinal de contas, cada brasileiro tem um time perfeito para disputar. Mas quem ficou mesmo chateado de ser cortado foram o Atchim, o Soneca e o Zangado. De qualquer maneira, confira uma análise da ZeroZen sobre cada um dos convocados:

Goleiros

1 - Júlio César

É o fã número de Galvão Bueno. Só isso para justificar a torrente de elogios que o narrador dispara a cada partida. O arqueiro titular da Seleção canarinho merece tanto destaque? Merece, sim. Verdade seja dita, Júlio César já salvou o Brasil um monte de vezes. E ainda por cima é pegador de pênaltis.

12 - Gomes

O seu Heurelho da Silva Gomes é um bom goleiro. E só isso. Joga apenas se Júlio César sofrer alguma contusão grave (como, por exemplo, quebrar ambos os braços ou pegar o vírus ebola). Fora isso, vai assistir ao Mundial sentado no banco.

22 - Doni

Uma convocação absurda e equivocada. Doni é reserva na Roma. E nunca teve tanto destaque assim na Seleção. Mas Dunga quer um time guerreiro, e uma convocação dessas é capaz de fazer o torcedor brasileiro entrar em guerra contra o treinador.

Laterais

13 - Daniel Alves

É um bom lateral direito. Dessa vez o Dunga jogou na retranca. Em time que está ganhando não se mexe.

16 - Gilberto

Entrou pelo sistema de cotas. De cotas para jogadores da terceira idade. Está velho demais para disputar uma Copa do Mundo. Mas quem disse que é fácil encontrar um bom lateral-esquerdo?

2 - Maicon

Um dos titulares indiscutíveis da Seleção. Poderia até fazer mais sucesso, mas infelizmente o Galvão Bueno prefere passar os jogos elogiando o Júlio Cesar...

6 - Michel Bastos

É uma das convocações do tipo: "foi o que se pode arranjar". Tudo bem, que no Lyon, da França, Michel Bastos é titular, mas para a Seleção brasileira ainda falta uma coisa básica: saber jogar futebol.

4 - Juan

Juan é uma espécie de coadjuvante da zaga. Ele não é um defensor brilhante, mas sabe qual é a hora de um bico para as arquibancadas. No caso dele, a toda hora...

3 - Lúcio

É o zagueiro e capitão da Seleção. Lúcio é rígido como rótulo de remédio, é sério como ata de audiência judicial. Quando alguém fala "bom dia" o Lúcio responde: "então prova".

14 - Luisão

OÉ um zagueiro que pode ser definido como o genérico do Juan. Joga tanto quanto ele e isso não é necessariamente um elogio.

15 - Thiago Silva

É um zagueiro que pode continuar no mesmo lugar em que está, ou seja, no banco. É uma espécie de remédio com prescrição controlada. Quer dizer, use, mas use com moderação.

Meio-campo

7 - Elano

Ele mesmo já confessou que gosta de ser um coadjuvante. Pois ninguém nunca na Seleção coadjuvou como Elano coadjuva. Ele simplesmente parece ser uma partícula expletiva deslocada que fica ocupando espaço no gramado...

5 - Felipe Melo

Há um objetivo nítido e claro na convocação de Felipe Melo. Ele é o cara da pancadaria. Ninguém bate mais do que ele. E Felipe é um mestre em quebrar canelas e deslocar meniscos. Mais ou menos o que o Dunga fazia no seu tempo de boleiro...

8 - Gilberto Silva

Eis um caso de não saber a hora de parar. No caso, o Dunga que devia parar de convocar volantes com prazo de validade vencida. Gilberto Silva está em queda livre.

17 - Josué

Com a altura de 1,70 m, Josué é uma espécie de mascote da Seleção. Foi uma das escolhas mais bizarras de Dunga, talvez a convocação de Josué tenha sido uma homenagem aos sete anões...

19 - Júlio Baptista

Júlio Baptista é um daqueles grandes jogadores que nunca chegaram lá. E talvez não seja na Copa de 2010 que ele vai conseguir...

10 - Kaká

O craque da Seleção. Do jeito que a equipe está armada, depende muito da velocidade e inteligência de Kaká. O problema é que o jogador do Real Madrid se recuperou muito recentemente de uma pubalgia. Isso significa que ele vai entrar na Copa descontado. E isso é um grande problema. Nas palavras daquele filósofo da pós-modernidade: "Éééé, amigo! Haja coração".

20 - Kléberson

Jogador convocado apenas para acalmar a imprensa carioca. E mesmo assim não deu muito certo...

18 - Ramires

É um daqueles jogadores que todo mundo torce para que se de bem na Seleção. Encaixaria bem no meio-campo e daria velocidade ao time. Pena que, com raras exceções, o Ramires fique sempre no meio do caminho.

Atacantes

9 - Luís Fabiano

O Fabuloso nem anda em uma fase tão boa assim. Mas é um centroavante perigoso. No momento, merece ser titular por absoluta falta de concorrentes.

11 - Robinho

É hora de ver se o Robinho vai fazer os jogadores adversário dançarem. Ou será que quem vai dançar é a própria Seleção...

21 - Nilmar

Esse sabe corre. Nilmar corre tanto que é capaz de disparar e chegar no gol antes da bola. É uma alternativa interessante para o ataque se Robinho não estiver inspirado.

23 - Grafite

Se a ideia do Dunga era irritar o Adriano com a convocação, funcionou. Só que por tabela conseguiu enfurecer toda a torcida brasileira. É um nome que não se justifica. Curiosidade: na copa Grafite vai jogar com a camisa de número "0.5"...