A Copa da bola fora
Antes mesmo da Copa começar as seleções de todos os continentes se depararam com um novo e inesperado obstáculo a Jabulani, a bola oficial da Copa. A nova bola, desenhada pela Adidas, conseguiu irritar a todas as seleções. Tudo por que parece mudar misteriosamente de trajetória durante o chute.
Em tempo, Jabulani significa "para celebrar" em um dialeto africano. E parece que foi isso mesmo o que aconteceu. A nova bola celebra a incompetência dos projetistas. Aliás, os criadores garantem que a Jabulani "proporcionará um voo excepcionalmente estável e aderência perfeita em todas as condições".
O goleiro da Seleção brasileira se irritou com a nova bola. Acostumado a defender, Julio Cesar partiu para o ataque e elegeu seu primeiro inimigo na África do Sul: a bola da Copa do Mundo. "A bola da Copa é horrível, horrorosa. Parece com aquelas bolas que você compra em supermercado", declarou o guarda-metas
Já o atacante Luís Fabiano também não poupou críticas a nova bola. "Essa bola é sobrenatural. A trajetória que ela faz é estranha, ela sai de você, parece que não gosta que alguém chute. Parece que tem alguém guiando, porque quando você vai chutar ou cabecear, ela muda a trajetória ", explicou o camisa 9.
O bom é toda essa questão da bola já serve de desculpa se acontecer uma tragédia e o Brasil não estiver na final. Aí, basta culpar a Jabulani e dizer que esta foi a Copa da bola fora...
P.S.: 1 - A Jabulani será vendida por cerca de R$ 400 no Brasil.
P.S.: 2 - A ZeroZen é do tempo em que única qualidade realmente importante para uma bola de futebol era ser redonda...