O dia em que os Bafana Bafana venceram os Banana Banana
A África do Sul derrotou a França por 2 x 1 em Bloemfontein pela última rodada do Grupo A. E para a surpresa da humanidade chegou a estar classificada para a próxima fase. Mas a alegria da seleção comandada por Carlos Alberto Parreira durou até o gol de honra da equipe europeia.
Vale notar que além da vantagem no placar, a África do Sul ainda tinha um jogador a mais em campo. E no outro jogo da rodada, o Uruguai fazia a sua parte e derrotava o México. Mesmo assim, Bafana Bafana fizeram um fiasco e calaram as vuvuzelas.
Apesar disso, a África do Sul dominou completamente a partida. Os banana banana da França não jogaram nada. Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio feita por Siphiwe Tshabalala, Hugo Lloris saiu mal e Bongani Khumalo ganhou de cabeça para abrir o placar.
Os Bafana Bafana se empolgaram. As vuvuzelas atingiram o seu volume mais alto e milhares de torcedores ficaram surdos em todo o mundo. A França entrou em parafuso,e, aos 25 minutos, com a expulsão de Gourcuff, que entrou duro em MacBeth Sibaya em dividida pelo alto, o time francês percebeu que iria voltar para casa humilhado.
Os anfitriões continuaram levando perigo. O segundo gol era questão de tempo. Aos 37 minutos, Tsepo Masilela cruzou, a bola encontrou Mphela, que ganhou a dividida com Diaby quase em cima da linha e apenas empurrou para o gol vazio. Pronto. Era o que faltava para as vuvuzelas soarem no nível máximo.
Será que as preces da torcida sul-africana seriam ouvidas? Claro que não. Com tanto barulho no estádio, Deus não teve ter escutado nada.
Na etapa complementar, mesmo com um a menos, a França melhorou após as entradas de Malouda e Thierry Henri. Os banana banana tocaram mais a bola, enquanto os donos da casa começaram a se acomodar. Em contra-ataque rápido, Ribéry tirou do goleiro da jogada e passou para Malouda apenas empurrar para o gol.
O resultado de 2 a 1 eliminou ambos os times. Já o técnico Parreira conseguiu sua primeira vitória em Copas do Mundo como técnico de uma Seleção não-brasileira. Por outro lado também teve a duvidosa honra de ser o treinador da única equipe representante do país-sede a não passou para a segunda fase do torneio. E, verdade seja dita, tirou a França do caminho do Brasil.
Para quem torcia para os Bafana Bafana, vale dizer que a África do Sul é um time muito tosco. Defende mal e não sabe sair jogando. Além disso, tem muita dificuldade em passar a bola da defesa para o meio. De vez em quando, mostra lampejos de bom futebol. Mas nada disso importa. O bom mesmo é ver a França voltando para casa mais cedo...
Uruguai 1 X 0 México
O Uruguai, quem diria, está fazendo uma bela Copa. Depois de anos sendo reconhecido como o país do "dulce de leche" ou do churrasco, os uruguaios resolveram jogar bola. Terminaram a primeira fase na liderança do grupo A e agora pegam uma barbada, a Coreia do Sul, nas oitavas-de-final.Uruguai venceu o México por 1 x 0 no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo. E com justiça. O México parecia a fim de um empate amigável, que, aliás, classificaria ambas as equipes. Mas os uruguaios foram para cima.
Com o resultado, os uruguaios asseguraram a liderança do grupo A, com 7 pontos ganhos e sem tomar um gol sequer. O primeiro tempo de jogo foi bastante movimentado, com o México apresentando uma escalação ofensiva. Ofensiva a quem gosta de um bom futebol...
O Uruguai criou as melhores jogadas, com o trio Suarez, Forlan e Cavani. O México arriscava chutes de longa distância. Aos 42 minutos, a seleção uruguaia abriu o placar. Cavani foi lançado pela direita e cruzou na cabeça de Suárez. No segundo tempo, o México partiu para o ataque. Mas não conseguiu ser efetivo.
A boa notícia para o Uruguai é que a Fifa não realiza exame antidoping no doce de leite. Então a seleção uruguaia tem tudo para fazer uma boa campanha nessa Copa.