A arte de perder gols

Algum dia um gaiato qualquer fará um documentário sobre a partida entre Alemanha e Gana disputada no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. E essa mesma pessoa vai chamar o filme de "a arte de perder gols". Incrível, mas todo mundo em campo parecia vesgo. É tão difícil assim chutar em direção ao gol?

De qualquer forma, a Alemanha se deu bem. Superou Gana por 1 a 0 e ficou com a liderança do Grupo D, com seis pontos. O gol foi marcado pelo meia Özil, em um chute forte de fora da área. aos 15 minutos do segundo tempo.

O mais interessante foi que Gana se classificou para as oitavas-de-final. Aliás, foi a única seleção africana a conseguir esse feito. Deve ter entrado pelo sistema de cotas. De qualquer forma, a equipe comemorou bastante com direito a volta olímpica. Essa é a própria derrota consagradora...

Sérvia 1 X 2 Austrália
É como diz aquele velho brocardo: "no mundo do futebol, faça a coisa Sérvia". Porém, foi exatamente isso que a seleção da Sérvia não fez. Ela despediçou a chance de passar para a próxima fase da Copa do Mundo ao perder para a fraca seleção da Austrália.

E, verdade seja dita, vida da Sérvia era tranquila e fácil. Bastava vencer a Austrália. Pensando bem, nem isso. Um empate amigo estava bom demais. Para que se preocupar com aquele bando de cangurus e ornitorrincos? Pois é... mas a Austrália decidiu complicar um pouco a situação.

A partida disputada no Estádio Mbombela, em Nelspruit, começou em ritmo forte. A Sérvia foi mais incisiva, mas o goleiro Schwarzer estava em um dia inspirado. De fato, o primeiro tempo foi um massacre sérvio (sem trocadilho), mas o placar terminou em 0 a 0, graças ao goleiro australiano.

Na etapa complementar, o jogo ficou mais equilibrado. A Austrália passou a ter chances de gol. Aos 23min, Emerton cruzou da intermediária e Cahill cabeceou para o fundo das redes. A partir deste momento, o time australiano se animou.

Aos 27min, em uma roubada de bola, Holman avançou e chutou de fora da área no canto direito do gol de Stojkovic. Era o segundo da Austrália. O desespero, então, tomou conta dos sérvios que partiram para o tudo ou nada.

No final da partida, aos 38min. Tosic arriscou de longe e o goleiro Schwarzer, melhor em campo até o momento, bateu roupa. No rebote, Pantelic, aproveitou para diminuir a vantagem. A Austrália se apavorou e ficou recuada no seu campo. A Sérvia fez de tudo para buscar o empate no pouco tempo que restava, mas trombou de frente com a grande atuação de Schwarzer que defendeu tudo e mais um pouco.

O resultado final eliminou ambas as equipes. Mas no meio do incessante barulho das vuvuzelas ainda se pode distinguir a risada de um canguru abraçado em uma zebra...

Jarbas Schier