A voz do polvo é a voz de Deus
O melhor comentarista esportivo da Copa do Mundo de 2010 foi o polvo Paul, o “oráculo” do aquário Sea Life de Oberhausen, no oeste da Alemanha. O molusco marinho da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda (ZeroZen também é cultura, pô!) previu uma vitória da Espanha sobre a Holanda na final da Copa do Mundo. E acertou! Sim, o mundo acordou mais furioso com a vitória da Fúria.
Agora, a Espanha faz parte de um grupo seleto. Para as demais seleções que já venceram o torneio resta apenas dizer a novata: "lá se foi a vizinhança". Sim, a Espanha é - junto com a França - uma das equipes mais desqualificadas a se sagrar campeã mundial. O choro dos holandeses é plenamente justificado. Quem perde para um time desses jamais vai vencer coisa alguma.
Como era de se esperar foi uma final muito ruim. Também com duas seleções como Espanha e Holanda... No final das contas, a "Fúria" bateu a Holanda na por 1 a 0, no Estádio Soccer City, em Joannesburgo, na prorrogação. Durante 90 excruciantes minutos ambas as seleções fizeram de tudo para perder o jogo. Porém a Holanda se esforçou mais nesse quesito.
O herói do título foi Iniesta, que anotou o gol salvador. Mas a vitória somente foi obtida depois que o juiz inventou uma expulsão tirando injustamente o zagueiro Heitinga do jogo. De qualquer forma no segundo tempo da prorrogação, aos 11 minutos, Fàbregas tocou para Iniesta na direita da área que fez algo espantoso para um jogador espanhol. Simplesmente resolveu ir contra todas as convicções e chutou forte para estufar as redes do bom goleiro Stekelenburg. Os holandeses reclamaram muito de impedimento, mas a posição do atleta era legal.
O polvo Paul mais uma vez acertou. E como a voz do polvo é voz de Deus quem é a ZeroZen para discordar. Em tempo, Paul apontou também que a Alemanha iria vencer o Uruguai na disputa pelo terceiro lugar.
Agora é ficar quatro longos anos rememorando o jogo com a Holanda e pensando no que o Brasil fez de errado. Embora seja óbvio que tanto Brasil como Argentina apostaram na técnica e esqueceram do técnico. E Copa do Mundo, com certeza, não é lugar para fanfarrões...
P.S. - O segundo melhor comentarista da Copa é o ex-jogador Neto da rede Bandeirantes. Tudo por causa da sua frase após o final de Alemanha X Espanha. Ele disse: "Eu falei no início da transmissão que a Alemanha iria vencer, mas tive um pressentimento que a Espanha iria ganhar...". Sensacional!