Como jogar no contra-ataque se ninguém te ataca?

O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo. A seleção de Dunga não teve dificuldade para vencer a Coreia do Norte por 2 a 1. Vale notar que a nossa adversária é a pior colocada no ranking da Fifa (105ª) entre as 32 participantes da Copa do Mundo. O jogo foi disputado no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

No primeiro tempo, a Seleção chutou e chutou. Infelizmente, nenhum bola teve a direção do gol. A Coréia do Norte não ameaçou uma única vez. Foi uma espécie de jogo treino no qual a equipe asiática estava só esperando o final da partida para trocar as camisas com a seleção brasileira. Claro, depois os norte-coreanos iriam vender tudo no e-bay e trocar por um prato de comida.

Na etapa complementar tudo mudou. Principalmente por causa de Kaká. Ficou nítido que o jogador está descontado. longe de ser um jogador decisivo. Mas pelo menos no segundo tempo ele começou a correr e se movimentar. Com isso, toda a equipe cresceu.

O primeiro gol da partida saiu em uma grande jogada Maicon. Vale relembrar o que a ZeroZen disse a respeito do jogador: "é um dos titulares indiscutíveis da Seleção. Poderia até fazer mais sucesso, mas infelizmente o Galvão Bueno prefere passar os jogos elogiando o Júlio Cesar...".

Pois é... não deu outra. Maicon foi um dos melhores em campo. Ele recebeu um passe na medida de Elano, entrou na área e ao invés de cruzar chutou direto para o gol. A bola passou entre o goleiro e a trave e foi para o fundo da rede.

A partir daí, só deu Brasil. A Coreia do Norte se perdeu completamente. Não demorou muito e Elano ampliou o placar. Ele recebeu grande passe de Robinho (que teve uma grande atuação), ganhou do zagueiro na corrida e chutou cruzado. Um golaço.

No final do jogo, em um momento de solidariedade internacional a defesa brasileira permitiu que a Coreia do Norte fizesse o seu gol de honra, marcado por um comunista de olhos fechados. Sim, já que o Brasil ajuda o Irã, por que não ajudar também a Coreia?

Até agora, o problema da Seleção Brasileira na Copa é somente um. Como jogar no contra-ataque se ninguém te ataca? Dunga armou um time especialista em jogar no erro do adversário. O problema é que ninguém é louco de atacar o Brasil. O resultado é o Brasil lutando para marcar o primeiro gol. Depois disso é fácil. Basta jogar no contra-ataque...

Jarbas Schier

P.S. - Após a partida, o ditador Kim Jong-il fez um pronunciamento garantindo que a Coreia do Norte ganhou o jogo...