A voz do polvo é a voz de Deus

O melhor comentarista esportivo da Copa do Mundo de 2010 foi o polvo Paul, o “oráculo” do aquário Sea Life de Oberhausen, no oeste da Alemanha. O molusco marinho da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda (ZeroZen também é cultura, pô!) previu uma vitória da Espanha sobre a Holanda na final da Copa do Mundo. E acertou! Sim, o mundo acordou mais furioso com a vitória da Fúria.

Um prêmio de consolação que não consola ninguém

Verdade seja dita: poucas coisas são mais deprimentes do que uma decisão de terceiro lugar. Na Copa do Mundo, é um atestado claro e inapelável que você fracassou. Por isso, Alemanha e Uruguai fizeram um jogo macambúzio, sorumbático, taciturno e profundamente triste. O consolo da seleção germânica, que venceu a partida por 3 a 2, foi quer um tabu da história dos Mundiais. Ou seja, pela primeira vez, uma seleção ficou com o 3º lugar em duas ocasiões consecutivas. O que, é claro, significa menos do que nada.

Desta vez a fúria foi da Alemanha

É mais um sinal claro do apocalipse. A fracassada, derrotada, pífia e patética Espanha chegou pela primeira vez em uma final de Copa do Mundo. A "fúria", tirando a Eurocopa de 2008, é uma coleção de insucessos futebolísticos. Bem... parece que a chacota e a galhofa podem estar chegando fim. A Espanha venceu a Alemanha por 1 a 0 no Estádio Soccer City, em Johannesburgo e está a um passo do título inédito.

Os deuses do futebol vestiram laranja?

Verdade seja dita: a Holanda é um time chato. Mas muito chato mesmo. Toca a bola com qualidade, marca bem e conta com uma sorte incrível. Tem pouco chances de gol por jogo, porém consegue aproveitar quase todas. E ainda conta quase sempre com uma ajuda da arbitragem. Desse jeito foi fácil vencer o Uruguai por 3 a 2 e marcar sua presença na final da Copa do Mundo depois de 32 anos de ausência plenamente justificada.

Paraguai perde, mas o futebol falsificado é da Espanha

Para a tristeza de Larissa Riquelme e, portanto, de grande parte da humanidade, o Paraguai está fora da Copa do Mundo. Perdeu para a seleção espanhola por 1 a 0. Foi uma desclassificação cruel e injusta que levou o futebol ultrapassado, ridículo, pífio e patético, praticado pela Espanha para as semifinais da Copa do Mundo.

Cuidado com a Alemanha: a ZeroZen avisou e Maradona não ouviu

Uma das regras fundamentais de qualquer Copa do Mundo é ter cuidado com a seleção da Alemanha. O time germânico quando está mal, desarticulado, caindo aos pedaços, costuma chegar pelo menos até a semifinal. O que dirá agora que a Alemanha está jogando um bom futebol. Maradona já dava o título como certo. Vai ter de voltar para casa e sentar no obelisco, porque depois de uma avassaladora derrota de 4 a 0 foi somente isso que restou.

Uruguai, "inacreditável", rumo ao DVD da Copa

Sinceramente, foi uma classificação inacreditável. Se o Uruguai queria uma vitória heroica para lançar um DVD este é o jogo. Teve drama, tragédia, alegria, milagre e até mesmo um pouco de futebol. Uruguai e Gana fizeram a partida mais espetacular da Copa. No final deu a "celeste" nos pênaltis.

O dia em que a seleção virou suco

Era o dia da laranja mecânica virar suco. Mas deu tudo errado e o Brasil perdeu de 2 a 1 para a Holanda. A equipe treinada por Dunga perdeu de maneira ridícula para um time infinitamente inferior. Não foi a pior derrota que a Seleção já teve, porém foi uma das mais idiotas. Agora o sonho do hexa fica para 2014. Será uma longa dor de cabeça. É... haja aspirina, amigo.

O time do Japão precisa de mais burrice

Esse era o jogo da vingança. Finalmente o japão ia dar o troco por todos aqueles aparelhos eletrônicos da marca "Somy" encontrados em suspeitas lojas paraguaias. O problema é que não deu certo. Quem ficou com a vaga foi o Paraguai nas cobranças de pênaltis.

Eslováquia: a tartaruga em cima de um poste

A Eslováquia era a "tartaruga em cima de um poste" desta Copa do Mundo. Ou seja, ela passou para a segunda fase do torneio, mas esse feito provocou várias constatações...

Brasil vence o freguês, digo, o Chile

Foi fácil demais vencer o Chile. Mas, verdade seja dita, sempre é. A seleção chilena é freguesa do Brasil. Portanto, nada melhor do que agradecer tanta simpatia com uma retumbante goleada por 3 a 0 em partida válida pelas oitavas-de-final em Johanesburgo.

Larissa Riquelme e o melhor protetor de celular do mundo

Quem tem acompanhado a Copa do Mundo já percebeu que tem um bom motivo para torcer pelo Paraguai. Sim, a ZeroZen está falando da carismática modelo Larissa Riquelme. A moçoila se tornou mundialmente conhecida e foi escolhida pelo diário espanhol Marca como “a namorada do Mundial”.

Argentina: sem a mão de Deus, mas com uma mãozinha do juiz...

Certo. A Argentina venceu o México por 3 a 1 no Soccer City. Mas tudo só aconteceu graças a um bizarro erro de arbitragem. O primeiro gol dos hermanos foi marcado em um impedimento clamoroso. Justamente quando os mexicanos dominavam a partida.

Mais um fiasco inglês

Quem na imprensa esportiva teve coragem de declarar a absoluta ruindade da seleção da Inglaterra? É... Você já adivinhou, caro zeronauta. Mais uma vez esta impoluta publicação digital acertou em cheio. Sim, a equipe inglesa mostrou o seu futebol decadente de sempre. Para o azar dos britânicos, toparam com uma Alemanha determinada e um juiz incompetente.

"Yes, We Can", mas não na Copa do Mundo

Não foi desta vez, Barack Obama. A seleção dos Estados Unidos disse: "Yes, We Can". Mas o pessoal de Gana declarou: "No way, motherfuckers!" Ou algo parecido. É difícil entender esses dialetos africanos...

A força da erva-mate no mata-mata

O Uruguai, quem diria, está jogando futebol. Venceu a Coreia do Sul por 2 a 1 em partida disputada no Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. É um feito. Pois, há 40 anos que a seleção uruguaia não chegava às quartas de final de uma Copa do Mundo. É a força da erva-mate no mata-mata...

A marmelada espanhola

A Espanha venceu o Chile por 2 a 1 e se classificou para as oitavas de final em primeiro lugar do Grupo H. Mas o jogo teve cheiro de marmelada. Outra vez, a "Fúria" teve muito mais sorte do que juízo. A Suíça resolveu colaborar com mais um empate e garantiu o Chile na próxima fase.

Na retranca e pelo regulamento

Nada aconteceu em Portugal X Brasil. Foi um tédio só. Azar de quem precisava vencer, no caso, os nossos patrícios. A seleção fez o que tinha de fazer. Ou seja, garantir o primeiro lugar do grupo G e pegar o lado mais fraco da chave do mata-mata.

Dunga para Presidente?

No meio da Copa do Mundo uma atitude espantou o mundo esportivo. O técnico Dunga concedeu uma entrevista coletiva depois do jogo contra a Costa do Marfim e aproveitou a oportunidade para xingar em off o jornalista Alex Escobar, da TV Globo. A surpresa foi que Dunga não partiu para cima de Escobar e jogou ele para fora da coletiva com um carrinho viril, porém leal.

A Itália vai e já vai tarde

Os finalistas da Copa do Mundo de 2006 foram eliminados. O que isso significa? Simples. Nem a França nem a Itália mereciam estar na final. Foi uma aberração futebolística que duas seleções sem brilho, sem inspiração, sem qualquer vestígio de talento conseguissem algo tão expressivo.

O dia em que Camarões morreu na beira da praia

É duro torcer para as seleções africanas. Camarões tem a simpatia do mundo. Mas depois de três derrotas e mais uma participação pífia e patética, fica difícil sentir qualquer empatia. De qualquer maneira, a Holanda não tem nada a ver com isso e manteve o proveitamento de 100%. Venceu a partida disputada no Green Point por 2 a 1. Agora os holandeses podem aparecer no caminho do Brasil na segunda fase.

A arte de perder gols

Algum dia um gaiato qualquer fará um documentário sobre a partida entre Alemanha e Gana disputada no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. E essa mesma pessoa vai chamar o filme de "a arte de perder gols". Incrível, mas todo mundo em campo parecia vesgo. É tão difícil assim chutar em direção ao gol?

A nova Inglaterra é igual a velha

Para a tristeza do futebol mundial a Inglaterra se classificou. A seleção inglesa segue jogando aquele futebol medíocre de sempre. Mas na base do balão para a grande área conseguiu passar para as oitavas-de-final. O time de Fabio Capello foi superior em boa parte dos 90 minutos no Nelson Mandela Bay, mas isso não quer dizer muita coisa, pois a Eslovênia não existe.

Já não se fazem mais espartanos como antigamente...

Antigamente os gregos ao serem ameaçados por uma chuva de flechas diriam algo como: "tanto melhor, pois assim combateremos à sombra". Hoje, a Copa do Mundo provou que já não se fazem mais espartanos como antigamente...

O dia em que os Bafana Bafana venceram os Banana Banana

A África do Sul derrotou a França por 2 x 1 em Bloemfontein pela última rodada do Grupo A. E para a surpresa da humanidade chegou a estar classificada para a próxima fase. Mas a alegria da seleção comandada por Carlos Alberto Parreira durou até o gol de honra da equipe europeia.

Confirmado: a Suíça é a seleção mais
retranqueira de todos os tempos

A seleção brasileira patrolou a Costa do Marfim. Venceu por 3 a 1 a partida realizada no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, mas poderia ter sido mais. O problema foi a incompetência do juiz e a preguiça de Dunga. O jogo teve dois destaques bem distintos: ao mesmo tempo em que Luís Fabiano voltou a ser fabuloso, Kaká viveu um dia de fúria.

Luís Fabiano volta a ser fabuloso

A seleção brasileira patrolou a Costa do Marfim. Venceu por 3 a 1 a partida realizada no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, mas poderia ter sido mais. O problema foi a incompetência do juiz e a preguiça de Dunga. O jogo teve dois destaques bem distintos: ao mesmo tempo em que Luís Fabiano voltou a ser fabuloso, Kaká viveu um dia de fúria.

Itália não joga nada, mas segue com chances...

Só a Itália é capaz de fazer dois fiascos em Copa do Mundo. Só a Itália é capaz de ter duas atuações que demonstram o ápice de incompetência futebolística registrado na África do Sul. E só a Itália é capaz tudo isso e ainda ter chances de se classificar para a próxima fase do mundial.

Como é díficil torcer para as seleções africanas

Não há dúvida que o futebol africano atrai a simpatia de boa parte da humanidade. É o futebol moleque e irreverente que se jogava há priscas eras. Claro que os nostálgicos de plantão esquecem que existe um motivo para esse tipo de toque de bola ter sido extinto. É que este tipo de atitude é um convite eterno à derrota.

O pior jogo da Copa

Inglaterra e Argélia fizeram até o momento o pior jogo da Copa. Foram noventa minutos de nada. Os melhores momentos do jogo podem ser resumidos na entrada e na saída das duas seleções de campo. Em tempo, a Inglaterra não joga nada desde 1966. Aliás, nem mesmo em 1966 ela jogou alguma coisa. E nada mais há a ser dito.

Um fiasco à moda francesa

Quando será que os comentarista de fim de semana vão perceber que a Seleção francesa fede (e não estamos falando de algum queijo roquefort escondido no vestiário). Os "les bleus" são muito ruins. O fato de eles terem sido campeões mundiais é uma aberração futebolística. Um evento trágico que só foi superado em matéria de bizarrice quando o Inter venceu o Barcelona com um gol de Adriano Gabiru.

O Uruguai calou as vuvuzelas. A humanidade agradece

Com certeza, o Uruguai ganhou o respeito do futebol mundial ao vencer por 3 a 0 a África do Sul, no Estádio Loftus Versfeld. Sim, com a humilhante goleada imposta aos donos da casa, pela primeira vez pode se ouvir nesta Copa em um estádio um glorioso minuto de silêncio...

A fúria dos torcedores espanhóis começa mais cedo

A ZeroZen se orgulha de levar o futebol brasileiro a sério. Infelizmente, a tacanha mídia esportiva insiste em contrariar o óbvio. Antes da Copa, uma série de comentaristas de fim de semana não titubearam em apontar a Espanha como a grande favorita para levar a taça. É... só esqueceram de combinar isso com a Suíça.

Como jogar no contra-ataque se ninguém te ataca?

O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo. A seleção de Dunga não teve dificuldade para vencer a Coreia do Norte por 2 a 1. Vale notar que a nossa adversária é a pior colocada no ranking da Fifa (105ª) entre as 32 participantes da Copa do Mundo. O jogo foi disputado no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

A melhor piada de português é a seleção deles

Portugal ficou em um reles empate em 0 X 0 com a Costa do Marfim. Cadê o Cristiano Ronaldo? Cadê o supercraque? A Seleção de Portugal é mesmo uma piada. Foi um jogo pífio e patético no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. Sinceramente, nada aconteceu. Para o espectador ficou a nítida sensação de ter perdido 90 minutos na vida.

As impressionantes estreias da Itália

A Itália empatou em 1 X 1 com Paraguai. Como sempre a "Azurra" fez um começo impressionante de Copa do Mundo. Sim, por que é mesmo impressionante que uma seleção tão ruim tenha sido tetracampeã. Os italianos são muito ruins, mas muito ruins mesmo.

Quem tem medo da Alemanha?

É sempre assim. Os "entendidos" sempre avacalham com a Alemanha. O time está decadente, o ataque não funciona, a defesa não é confiável, o meio do campo não tem criatividade e o técnico não entende nada de futebol. Aí a Copa começa, o selecionado germânico vence e todo mundo muda de opinião.

O sabor do frango inglês

Foi mesmo impressionante. A Inglaterra era uma das favoritas para levar a Copa. Seu time era uma máquina de craques. Seus jogadores eram deuses do futebol. Tudo na teoria, é claro. Ou nas mentes perturbadas dos comentaristas esportivos. Empatou em 1 a 1 na estreia com os Estados Unidos e viu que não será desta vez que a taça irá para a Grã-Bretanha.

O mesmo Parreira de sempre

A África do Sul tem a cara de seu treinador, Carlos Alberto Parreira. A Seleção africana aposta na retranca e espera ansiosamente por um contra-ataque. Infelizmente, não tem nenhum baixinho chamado Romário jogando de atacante...

Uma Copa de Corneteiros

A Copa do Mundo da África do Sul é o momento de glória para os corneteiros. Sim, tudo por causa das insuportáveis vuvuzelas. Ela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento usada por torcedores em jogos de futebol. E o pessoal nos estádios não para um só segundo de sobrar esse maldito instrumento.

A Copa da bola fora

Antes mesmo da Copa começar as seleções de todos os continentes se depararam com um novo e inesperado obstáculo a Jabulani, a bola oficial da Copa. A nova bola, desenhada pela Adidas, conseguiu irritar a todas as seleções. Tudo por que parece mudar misteriosamente de trajetória durante o chute.

Os convocados

Certo. Todo mundo reclamou da convocação do Dunga. Afinal de contas, cada brasileiro tem um time perfeito para disputar. Mas quem ficou mesmo chateado de ser cortado foram o Atchim, oSoneca e o Zangado.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina