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Compositor de Samba-enredo

Está chegando a hora. Depois de passadas as comemorações do ano-novo, o Brasil todo começa a se concentrar no que realmente interessa, ou seja, aquela semana de sexo selvagem e insano chamada carnaval. Apesar de toda a putaria, as festas de Momo são uma excelente oportunidade de se arranjar um trabalho. A ZeroZen, a revista que serve de terapia ocupacional de todo loser que se preze, mostra o caminho de como você pode se dar bem no carnaval como compositor de samba-enredo. Veja as dicas:

1 - Primeiro escolha um tema complicado e complexo, de preferência histórico, e tente transformar isso em uma samba com um refrão grudento. Algo do tipo "vai passar daquelas linhas/o tratado de tordesilhas"

2 - Escolha um título gigantesco. Samba-enredo que se preze não tem menos de três linhas. Por exemplo: "A revolução cultural do carnaval de exu saindo debaixo dos portugueses e espanhóis que dançaram uma rumba ao luar das novas descobertas sob guia de iemanjá que rezava para um mundo cheio de estrelas que iluminavam o Tratado de Tordesilhas

3 - Não é necessário conhecer história. Se alguém reclamar que a letra não faz sentido explique que você tomou algumas liberdades criativas. Aliás, quanto mais surrealista ficar, melhor

4 - Lembre-se de na letra do seu samba-enredo colocar pausas para que os puxadores possam gritar os clássicos "aaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!" "segura, bateria" "simbora, meu povo".

5 - Outra regra é importante é: não importa o tema que você escolheu a sua escola deve estar sempre presente, por mais ridículo ou impossível que isso pareça. Por exemplo: "e da tua luta a Mangueira (ou qualquer outra escola) é uma filha/perdida no meio do Tratado de Tordesilhas"

6 - Esqueça qualquer possibilidade de crítica social. Como diz o Joaosinho Trinta: "quem gosta de miséria é intelectual"

7 - Use e abuse das onomatopéias se você não conseguir sair do mesmo lugar. Exemplo: "oluê, oluâ/camarê, camarilhá/Todo mundo dança no Tratado de Tordesilhas

8 - Detalhe fundamental: samba enredo deve ter uma letra imensa. De preferência tão grande que o público não consiga decorar e sequer saiba o que está cantando. Um tamanho razoável seria 1528 estrofes.

9 - Lembre-se que neste país tudo vira samba. Nenhum tema pode ser desprezado. A Beija-Flor na época da ditadura chegou a criar um samba-enredo chamado: Pis, Pasef e Funrural. Depois disso tudo é possível.

10 - Finalmente depois de ter feito um samba-enredo histórico, cheio de elogios a sua escola, cheio de onomatopéias e cheio de passagens imcompreensíveis, você já está preparado para ganhar dinheiro. Basta levar seu currículo na Globo e se transformar em comentarista de carnaval. Afinal, se a Lecy Brandão conseguiu...