Diário do Fim do Mundo


7/11/2001 - Fujam para o terceiro mundo!!

De tempos em tempos homens iluminados por uma benção divina têm uma epifania. Também de tempos em tempos a ZeroZen, a única revista que acredita na destruição criativa, recebe mensagens que levam a nossa redação a refletir sobre o apocalipse que se aproxima. Curiosamente revirando em nossos arquivos implacáveis encontramos um antigo folheto (datado de 1992) de uma igreja evangélica.

Como todas as propagandas semelhantes no gênero, esta procurava trazer mais e mais fiéis para a religião. A diferença era o tipo de persuasão. O título possuía uma clarividência espetacular: "Fujam para o Terceiro Mundo!!". Acredite quem quiser, além da conversão espiritual, a pessoa era persuadida a desistir de tudo. Abandonar casa, carro, família, cachorro, papagaio e vir morar em uma simpática republiqueta norte-americana.

A teoria do folheto é simples, de uma lógica cristanalina. Está escrito que "dos pobres será o reino de Deus". Onde existem mais pobre no mundo? No terceiro mundo, é óbvio!!! Ou seja, quando as bombas atômicas começaram a explodir no hemisfério de cima e os países mais antigos se transformarem em pó, o chefe supremo dos céus vai dar uma força pro pessoal aqui embaixo.

Os números não mentem jamais. No Séc XX foram gastos mais de 2 trilhões de dólares em armas em 150 guerras, que resultaram em mais de 100 milhões de mortos. Ora, algum país de terceiro mundo conseguiu ganhar alguma batalha? Claro que não. Eles já tem de pedir arrego ou uma esmolinha pelo amor de Deus para o Fundo Monetário Internacional. Onde então conseguiriam capital para investir armamento?

Por outro lado, os países de Terceiro Mundo que entram em guerras colaboram – e muito – na parte dos mortos. São sempre trucidados pelo poderio militar dos países mais ricos. São uma espécie de saco de pancada das entediadas nações milionárias. Pense bem e reflita. Na hora do julgamento final do lado de quem Deus vai ficar?

Portanto se você acredita mesmo no fim do mundo é melhor dar um conferida neste tal de folheto apocalíptico. Claro que pode ser apenas mais uma tentativa de extorquir dinheiro dos trouxas e losers de plantão, mas hoje, mais do nunca, não se sabe com será o dia de amanhã. Para quem quiser conferir o endereço está abaixo:

Caixa Postal - 7145
Salvador, Bahia
CEP: 40000-000
Texto escrito por John Weaver
Ilustrações: Al Eastman e Noel Lawrence

Da equipe de articulistas

Volta