Retrospectiva 2008


2008 foi um ano ruim. Mas sério, alguém esperava algo diferente? Estamos convivendo com o aquecimento global, a crise financeira mundial e por fim o esgotamento dos recursos naturais da Terra. É, os próximos anos não vão ser fáceis para ninguém. Talvez tudo isso seja resultado da tal globalização, aparentemente, a partir de agora tudo será globalizado, principalmente os problemas...

A mudança do grau de investimento do Brasil
Na primeira semana de maio de 2008, o Brasil teve seu grau de investimento, “Investiment grade”, no mercado internacional elevado para ‘BBB-‘ (Bela Bosta Brasil negativo) pela agência americana de classificação de risco Standart & Poor’s. Foi só o Brasil chegar na bolsa para que a economia mundial entrasse em crise. O que, convenhamos, explica muita coisa.

Por outro lado, para nossa surpresa, a ZeroZen também teve sua classificação alterada, só que pela agência Fucked Up & Piece of Crap’s. A revista que nunca se vendeu, até porque ninguém queria comprar, passou da condição ‘de jeito nenhum’ para ‘talvez, em último caso’.

A revista que já esteve na lista de como não fazer da internet, continua a desafiar a lógica com sua longevidade. Depois de driblar mais um processo no primeiro semestre de 2008, um que poderia resultar no virtual fim da revista. A ZeroZen se manteve longe de problemas no resto do ano e sendo atualizada, quase, eu disse quase, todos os dias, com aquele padrão de qualidade de quem já está de saco-cheio com tudo isso que está ai.

Convenhamos a ZeroZen já teve seus 15 megabytes de fama, mas persiste na sua tarefa ingrata de ser contra tudo e contra todos. O quê, como pode imaginar o incauto leitor, dá à revista uma longa lista de inimigos gratuitos. Assim temos que conviver diariamente com a natural incompreensão dos desafetos. O quê não é exatamente um problema, pois estamos pouco nos lixando para essa gente.

Carta fora do baralho
O ator autraliano Heath Ledger, de 28 anos, foi encontrado morto no dia 22 de janeiro em seu apartamento em Nova York. Ele se transformou no maior sucesso cinematográfico do ano ao fazer o papel do Coringa em "Batman- O Cavaleiro das Trevas". Realmente as campanhas de marketing para divulgar um filme em Hollywood ficam cada vez mais agressivas.

Fidel vai para aposentadoria
Depois de 49 anos na liderança do governo socialista de Cuba, Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente do país e de comandante do Partido Comunista no dia 19 de fevereiro. Seu planos para o futuro são criar o primeiro foguete Cubano. Sobre o fato, Fidel afirmou taxativamente: "Quero ver Cuba lançando, quero ver Cuba lançar..."

Cada país tem a primeira-dama que merece...
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, se casou no dia de 2 fevereiro com a ex-modelo e cantora Carla Bruni. Ela lançou um disco durante o ano onde dizem as más línguas fazia uma comparação entre seu marido e a cocaína. No final do ano, com a economia da França fazendo água, o casal veio para o Brasil em férias. Crise? Que Crise?

Terremoto na China...
No dia 12 de maio, um tremor de 7,9 na escala Richter atingiu a província de Sichuan, no oeste da China, matando cerca de 70 mil pessoas. O número de desabrigados chegou a 5 milhões. Minutos após a tragédia, o governo do país anunciou que bastavam apenas algumas horas para nascerem mais 70 mil chineses. Portanto, o mundo podia ficar tranqüilo. Não iria faltar platéia para as Olimpíadas...

Amy Winehouse na rota da autodestruição
Ninguém, mas ninguém mesmo deu mais vexame do que a cantora britânica Amy Winehouse. Seu álbum Black to Black levou cinco prêmios Grammy em fevereiro, porém daí para frente foi só ladeira abaixo. Ela foi de musa da Soul Music a diva de filme de terror em muito pouco tempo. Ela parece que não quer deixar pedra sobre pedra (de crack). Mas contrariando todas as expectativas e o bolão de apostas do escritório, Amy Winehouse conseguiu sobreviver à 2008...

Vem aí o Half-life da vida real
O maior experimento da história da física começou no dia 10 de setembro na fronteira entre a França e a Suíça. Nessa data foi acionado o gigantesco acelerador de partículas batizado de LHC (sigla em inglês de "Grande Colisor de Hádrons"), que pode ajudar os cientistas a desvendar várias questões sobre a origem do Universo. Um problema técnico, no entanto, interrompeu o experimento, que deve ser retomado em 2009. Ainda não se sabe o que aconteceu. Algumas transcrições obtidas no momento em que LHC foi ligado, porém, vazaram pela Internet. Os trechos dizem. "Ei! Quem convidou o Gordon Freeman?", "Freeman! Tira essa mão daí", "Isso ainda vai dar merda..."

50 anos de Bossa-Nova
Confesse... você simplesmente encheu o saco de tanto ouvir falar em Bossa-Nova. As propagandas da Globo sobre o assunto só mosrtavam o Tom Jobim. Mas os culpados desse movimento elitista, banal e soporífero eram outros... De qualquer forma, o próprio João Gilberto já cantava "Chega de Saudade", o que define com perfeição o sentimento do povo em relação a bossa-nova...

Jornalismo elástico

Este ano tivemos o advento do jornalismo elástico, aquele que estica um assunto até arrebentar o saco do telespectador. Entre os exemplos desse tipo de jornalismo podemos citar a cobertura das Olimpíadas 2008, e do caso Isabella Nardoni.

Olimpíada de Pequim
Falando nisso, alguém ainda se lembra ou se importa com as Olimpíadas?

Brasileiros Obesos
Uma pesquisa revelou que 40% da população brasileira está acima do peso, o que demonstra outra característica do brasileiro: neste país nunca se é pobre o suficiente para ser magro.

Apatia coletiva
Os altos índices de aprovação do presidente Lula são mais um caso de apatia coletiva do que unanimidade burra. Notem que as duas opções não são exatamente positivas...

Pré-sal
Nesse ano a Petrobrás e o governo Lula começaram a apregoar a descoberta de petróleo na costa o brasileira à 7 mil quilômetros do fundo do mar. O que torna a prospecção desse tipo de petróleo muito cara. Não é coisa que a típica mão-de-obra brasileira barata e desqualificada, o incauto leitor sabe de quem estamos falando, aquela fez as grandes obras do regime militar, como Itaipu, tenha capacidade de fazer. Nem os americanos se mostraram muito interessados nessa história de pré-sal, e olha que invadir países atrás de petróleo é com eles mesmo. Sem falar que foi só Brasil descobrir petróleo para o preço do mesmo cair pela metade.

A Longa eleição presidencial americana
Muita gente gosta e exaltar as semelhanças entre Lula e Barack Obama, mas esquece a paridade entre Fernando Henrique Cardoso e George W. Bush. Sendo que se formos analisar bem FHC e Barack Obama, possuem um pé na cozinha.

Como Bush, FHC foi criticado em seus dois mandados, sistematicamente, por toda a imprensa. Para terem uma idéia, até Luis Fernando Veríssimo foi um dos seus maiores críticos. O que abriu caminho para a eleição de Lula, e consequentemente o fim da esquerda no Brasil.

Diga-se de passagem lema de Bush em sua primeira campanha também foi o de mudança. Ele só não explicou que seria para pior.

Bailout para Internet
Se o governo americano acredita que exista necessidade de dar dinheiro para uma indústria falida e poluidora como a automobilística, por que não dar dinheiro para as empresas de Internet? Um extra para todos aqueles que possuem sites na internet, inclusive blogueiros, iria movimentar de novo a economia mundial, que aparentemente se sustenta apenas no consumo. Se essa gente tiver dinheiro vai movimentar muito mais a economia do que um bando de arcaicas montadoras de automóveis. A ZeroZen, por exemplo, precisa de, digamos, uns 14 bilhões de dólares só para saldar as dívidas com goró...

54ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre
Lembre-se: Ler enriquece, os editores, donos de livrarias etc.
Campanha ZeroZen: Nenhum livro deveria ser mais caro que uma pedra de crack.

Em sua 54ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre, demonstra clara estagnação. Os organizadores do evento insistem num formato caduco, quase tão antigo quanto alguns livros vendidos nos balaios da feira. Isso, sem contar, que se o maior evento cultural de sua cidade é uma feira do livro, sua cidade está precisando urgentemente de novos eventos culturais...

A Feira desse ano teve um desempenho pífio de vendas, vendendo 8% ou 10%, vai depender para quem você perguntar, a menos do que no ano passado. Pode até ter sido reflexo da crise financeira mundial, mas o verdadeiro problema reside em duas questões mais antigas: descontos pouco atrativos e balaios de baixa qualidade.

Como um sinal dos tempos até mesmo o número de lançamentos de escritores pseudos diminuiu nessa edição da Feira, aparentemente com a crise essa gente teve que arranjar um emprego de verdade para pagar as contas e parou de escrever.

Durante a feira todas emissoras de televisão locais montam estúdios na praça, mas poucas ficam por lá depois das sete horas. Pois ninguém é louco de ficar na Praça da Alfândega depois de certas horas. Quando os habitantes usuais, marginas, bêbados e viciados em crack dão o ar de sua desgraça...

Revista Veja
Qual critério, além do sensacionalismo exacerbado, a revista Veja, aquela que desinforma e solta tinta, usou para estabelecer que a menina Luana Eger de três anos foi a primeira vitima da tragédia em Blumenau?

Cocaína e você tudo a ver...
Tente se lembrar de algum escândalo neste ano, envolvendo atores globais, no qual não tenha havido algum tipo de abuso no consumo de cocaína...

Provas inexoráveis que o fim está próximo
A Shot At Love With Tila Tequila
A Turma da Mônica Jovem

Tratado Antropológico de Irrelevância máxima
Revolução! RPM 25 Anos - Box Set(2008)

Bloc Party no VMB
A bandinha indie Bloc Party usou playback em sua apresentação no VMB. Nosso articulista não comentou o fato, pois aproveitou a apresentação da banda para ir no bar pegar uma cerveja.

Madonna no Brasil
Não importa que Madonna esteja em forma, de uva passa, aos 50 anos, uma vez ícone gay você perde todos os seus créditos com a platéia hetero para sempre.

As Guerras Tecnológicas Update
A Sony venceu com o Blue-Ray, mas a tendência é que não vá levar. Pois até que as pessoas se decidam trocar seus DVDs por Blue-Rays já terá surgido um novo formato de mídia.

A Microsoft venceu a Sony com XBOX 360, mas ambas perderam para o Wii da Nintendo.

Com o Anuncio do Windows 7 para 2009, o Vista se tornou oficialmente o Windows Me da nova-geração.

Enquanto isso Steve Jobs da Apple lançou o iPhone, um celular, pois é com telefonia móvel que se ganha dinheiro hoje em dia. O pessoal do PT e da Brasil Telecom que o diga.

Mídias ruins
Música está morta: ninguém mais compra Cds.
A mp3 está afastando o comprador casual de música. O fã de música é como um viciado de heroina ele sempre vai precisar da sua dose diária. Já o ouvinte casual é o preferido da indústria, pois é o tipo de gente que entra numa loja de cds e o vendedor pergunta: deseja alguma coisa? Ao que ele prontamente responde: desfazer-me do meu dinheiro o mais rápido possível.

Cinema está morto: ninguém mais vai aos cinemas
Só resta a Televisão e a Internet, que serve de termômetro para o quê a Televisão produz e vice-versa...

Os jornais impressos estão morrendo também e migrando para o conteúdo online, afinal se deu certo para o mercado pornográfico...

Feliz 2010, pois 2009 não vai prestar...

E lembrem-se: No futuro todos passaram 15 minutos numa clínica de recuperação.

Da Equipe Articulistas