eFootball 2022

efootball efootball efootball efootball efootball efootball efootball efootball

O incauto zeronauta se lembra do Actua Soccer? Não? Bem, ele era uma alternativa barata e ordinária para o FIFA no século passado. Nunca foi grande coisa, mas manteve-se fiel a sua proposta inicial. Resultado: desapareceu depois de algum tempo. E não deixou ninguém na saudade. Mas não se desespere. Agora existe: eFootball 2022 que é um substituto tão medíocre quanto e barato, ênfase no barato...

Claro que o atilado leitor da ZeroZen deve estar neste momento fazendo uma pergunta fulcral. Ou seja, o quão ruim é eFootball 2022? A resposta é simples. Esse é um game que ninguém quer jogar. E o jogo é de graça! Não acredite em nenhuma dessas resenhas que dizem que, agora sim, eFootball 2022 vale a pena.

Sim, houve uma gigantesca atualização no mês de abril de 2022. Antes o jogo era ruim. Agora, o jogo segue ruim e você ainda gastou a sua conexão em um download mais inútil do que feriado no domingo. O foco da Konami é no modo Dream Team. Ele substitui o MyClub. Porém, o jogo ainda é um imenso deserto vazio. Sequer é possível jogar com ou contra amigos. Mais ainda: diversas opções clássicas não existem e faltam centenas de times (isso em uma análise absurdamente otimista).

No final das contas, eFootball 2022 é um jogo que se baseia em microtransações. Basicamente, é uma cópia mercenária do Ultimate Team do Fifa. Aliás, em outros tempos mais inocentes havia a possibilidade de evoluir a sua equipe sem gastar um caminhão de dinheiro no Fifa. Mas agora tudo tem cara de um verdadeiro pay-to-win. Então, se você perde tempo nesse tipo de coisa, por favor, procure ajuda psiquiátrica.

Então, eFootball 2022 pegou aquilo que já era mercenário e duplicou a aposta. O jogador rapidamente vai perceber que no mundo do futebol quem manda é o dinheiro. O que não deixa de ser a única parte realista do game. Quer criar o seu o Time dos Sonhos? Prepare-se para perder tempo ou dinheiro. Mais provavelmente ambos...

Diga-se de passagem, não existe mais aquela história de empresários no eFootball 2022. Basta ir no menu, escolher quem quer comprar com suas GPs e pronto. Direto ao ponto. Só tem um pequeno detalhe... os jogadores especiais seguem sendo comercializados em loot boxes que devem ser adquiridas com moedas eFootball. Adivinhe que tipo de jogador você precisa para ser minimamente competitivo...

A jogabilidade que era péssima, teve uma pequena melhora. Finalmente, há um controle melhor sobre os passes. As finalizações também ficaram mais fáceis. Os movimentos dos jogadores deixaram de ser robóticos. As divididas estão, digamos assim, mais físicas. Ou seja, buscou o contato e ele veio mesmo.

Como sempre, as ações da inteligência artificial parecem completamente desconexas. É como se a gente jogasse contra o adversário e contra o próprio time, que não colabora e não faz movimentos que seriam óbvios. A impressão que se tem é estar jogando um produto de 2010 ou 2012. O eFootball 2022 parece algo datado uns 10 anos atrás da concorrência, no mínimo.

Embora seja fácil de saber quais são os problemas do eFootball 2022, vale a pena listar alguns dos pecados. Em primeiro lugar, a ausência da Master Liga, depois a ausência da opção de jogar com ou contra amigos. Por fim, é urgente liberar amistosos com todos os times das ligas licenciadas.

No fim das contas, eFootball 2022 é um fracasso monumental. Talvez seja a pá de cal da franquia da Konami. Antes da atualização de abril, o game já abria com um pedido de desculpas. Isso decididamente não é um bom sinal. Se você cria um game que nem de graça as pessoas querem jogar está na hora de pendurar as chuteiras...

Saulo Gomes

Prós - Ideal para quem gosta de gastar dinheiro em compras sem sentido.
Contras - Tudo, absolutamente tudo.