Enemy Territory: Quake Wars

Se o incauto leitor possuía um computador no final dos anos 90, possivelmente conhece a série Quake. Desenvolvido pela id Software, Quake foi por muitos anos sinônimo de jogo de tiro em primeira pessoa. Mas após Quake 3, a id não conseguiu mais acertar a mão. Inclusive preferindo refazer sucessos antigos da empresa, na maioria das vezes com ajuda de terceiros, do que investir em novos games.

Em Enemy Territory: Quake Wars, última edição da franquia Quake, os desenvolvedores resolveram tentar pegar carona no filão de jogos de tiro em equipe, como Battlefield 2 e Star Wars: Battlefront. Tipo vamos, por momento, esquecer a existência de Quake Team Arena e se concentrar no fato que esse game parece uma modificação para Battlefield 2142.

Desenvolvido pela Splash Damage, sob supervisão da id Software e distribuído pela Activision. Quake Wars é na verdade uma continuação de Enemy Territory, só que agora passada no universo Quake. Já Enemy Territory, por sua vez, era uma modificação feita para Return to Castle Wolfenstein, também da id, e distribuída gratuitamente pela internet.

São apenas duas facções no game: os alienígenas dos Stroggs e os humanos da GDF(Global Defense Force), ou para aqueles que precisam de dublagem da FOX, força de defesa global. Independente do lado que você escolher, sua missão é bem simples: invadir a Terra ou impedir que isso aconteça. Sendo o que jogador pode escolher entre quatro classes diferentes de cada facção.

Quake Wars possui três modos diferentes de jogos tanto para single quanto multiplayer: São eles Objective, Campaign e Stopwatch. Em cada modo os times precisam cumprir objetivos específicos de cada facção para alcançar a vitória. E é possível jogar com até 16 jogadores em cada time online.

A jogabilidade é estranhamente lenta para um game da série. Não é apenas sair atirando em tudo que se mover. Existe a necessidade de alguma estratégia. O que definitivamente lembra o estilo de games como Battlefield 2.

Uma das maiores decepções de Quake Wars são as armas. O que é realmente alarmante em se tratando de um FPS. No geral falta impacto e precisão nas armas, algo já presente no Quake 4. Vale lembrar que o Quake original tinha um dos melhores arsenais de armas do gênero. Mas desde o Quake 4, essa excelência parece ter sido perdida.

Quake Wars não é um jogo de nova geração. Ainda usa uma versão atualizada do engine 3d do Doom 3, que apesar de não fazer feio fica devendo a qualquer jogo recente.

Outra coisa que não ajuda muito quanto aos gráficos, é que os mapas parecem saídos novamente do Battlefield 2142. Não existem mapas no planeta Strogg, e toda açõ do jogo se passa na Terra em cenários bastante manjados.

Para piorar as coisas a interface durante o jogo sofre de uma verdadeira poluição visual. É tanta informação inútil ao mesmo tempo, que fica difícil acompanhar qualquer coisa. Somente em altas resoluções a coisa clareia um pouco.

Diga-se de passagem, esse jogo é uma "festa camper". Pela primeira vez fizeram um jogo pensando nessa gente. Devido ao amplo campo de visão do jogo é possível atirar num inimigo a quilômetros de distância. Sem falar que os mapas estão cheios de lugares perfeitos para ficar de tocaia esperando por um otário desavisado. O que evidentemente vai irritar muita gente.

Obrigatório parágrafo sobre o modo single player. O modo single player é um pouco menos inútil do que, digamos, o do Unreal Tournament 3. Mas longe de possuir qualquer utilidade ou relevância. Ao menos a inteligência artificial dos bots é passável. Apesar de ser hilário ver os bots darem aqueles pulinhos ao atirar, como no Counter Strike e acertarem todas as vezes você. Tente pular e dar ao mesmo tempo um tiro com um rifle snipper na vida real, para ver quais as chances de acertar o alvo.

Sejamos honestos, a série Quake já viu dias melhores. Mas com o passar dos anos foi perdendo relevância e espaço para outros jogos. Quake Wars não deve conseguir mudar muito esse quadro. Apesar de mais acessível que a maioria dos jogos da nova geração. É bastante datado, tanto estilística quanto graficamente. O que realça a impressão que Quake Wars é uma tentativa desesperada da id Software de tentar alcançar a concorrência. Pena que pareça estar, no mínimo, uns quatro anos atrasado.

José Cláudio Braga Jr.

Prós: Razoável se você gosta de jogos como Battlefield 2...
Contra: Já lançaram um game assim antes e ele se chama Battlefield 2142...

Requisitos Mínimos:
2.8 GHz
512 MB RAM
Win XP/Vista
Placa de Vídeo 128 MB compatível com DirectX 9.0c