Left 4 Dead

Mais do que terroristas, Zumbis estão se tornando os novos nazistas dos jogos eletrônicos. Em outras palavras: o inimigo designado da vez. Em Left 4 Dead são o alvo principal e único, diga-se de passagem do jogo. Mas surpreendentemente mesmo partindo de uma premissa já explorada inúmeras vezes, o game consegue oferecer uma boa dose de desafio e diversão até para quem já está cansado do subgênero.

Desenvolvido pela Turtle Rock Studios, um pequeno estúdio adquirido pela Valve, da série Half-Life, que tinha apenas alguns trabalhos anteriores, como a transposição do Counter-Strike para o primeiro XBOX e vários mapas para o Counter-Strike: Source para PC.

Não dá para negar que a experiência com jogos para multiplayer do pessoal da Turtle foi decisiva na hora da escolha da Valve para o projeto. Pois Left 4 Dead é na essência um jogo voltado para multiplayer. Trata-se de um jogo de 'co-op', co-operative, ou simplesmente cooperação, para quatro jogadores, tanto nos modos online como offline.

O jogador deve escolher entre quatro personagens diferentes: Francis, Zoey, Louis e Bill, onde cada personagem tem uma função específica no grupo, que você obviamente cumpre se quiser. Mas vale lembrar, que o game incentiva o jogo em conjunto, pois fazer o seu caminho sozinho no meio de, literalmente, hordas de zumbis é pouco recomendável.

Left 4 Dead poupa o jogador daquele palavrório inútil, típico dos jogos atuais, para contar uma história que ninguém vai prestar atenção. Verdade seja dita Left 4 Dead parece vagamente inspirado no filme "Extermínio", 28 Days Later..., do diretor Danny Boyle. Existe uma peste viral, que se espalhou rapidamente pela cidade e todas as pessoas que entram em contato se tornaram zumbis, ou infectados, como são chamados pelo jogo. E, tipo é isso. Não existe 'trama' ou motivação maior do que a sobrevivência.

A jogabilidade é simples: seu objetivo é ir de um ponto A para um ponto B passando por cima de todos os zumbis pelo caminho. Mas estes não são aqueles zumbis lentos e acéfalos, imortalizados no cinema ou em outros jogos. São rápidos, ferozes e possuem formas e estilos como: Smoker, Boomer, Tank, Witch e o temido "Special Boss" ou chefão.

O jogo tem três modos: single player para apenas um jogador com os três sobreviventes restantes controlados pelo computador, 'Co-Op' para quatro jogadores e o modo versus para oito jogadores, ambos online. Sendo que no modo Versus é possível jogar com infectados.

Para tornar as coisas mais divertidas ou repetitivas, depende do seu ponte de vista, o jogo faz uso de um dispositivo chamado "AI Director", diretor da inteligência artificial, que basicamente vai jogar aleatoriamente zumbis no jogo. É verdade que vários jogos já fizeram isso antes, em especial RPGs. Mas em L4D esse truque é usado para tornar o jogo mais movimentado e muitas vezes insano.

L4D roda numa versão atualizada do engine source do Half-Life 2, que já tem 5 anos, e, em tese, deve rodar em praticamente qualquer computador. O que torna L4D o possível substituto virtual do Counter-Strike, isso até alguém resolver proibir esse jogo no país também.

Vale destacar também o som, aspecto que, em geral, costuma ser menosprezado por desenvolvedores na hora de fazer jogos para multiplayer, mas que em L4D cria uma ambientação perfeita para o jogo.

No final das contas, Left 4 Dead é essencialmente um jogo causal para jogadores radicais. Ou seja, mais um acerto da Valve. Apesar de não ser realmente inovador, o jogo investe num filão praticamente esquecido pelos desenvolvedores, o de co-op, que contraria diretamente a tendência do "eu sozinho", que predomina na maioria dos jogos voltados para multiplayer. Sem falar, que por sua característica cooperativa tem a vantagem de ser bastante amigável com jogadores principiantes, ou noobs...

Saulo Gomes

Prós: Divertido e sem maiores pretensões.
Contras: Repetitivo, mesmo para um jogo voltado para multiplayer...

Requisitos Mínimos
2.4 GHz processador
1 GB RAM,
Placa de Vídeo de 128 MB DirectX 9.0, com suporte para Pixel Shader 2.0.