Mass Effect

Misturar clichês de role-playing e ficção cientifica num mesmo pacote não é exatamente uma novidade, vide a série Starwars. O problema está em acertar a dose, para que os principais elementos de cada gênero funcionem a contento. Mass Effect tenta, mas fica na metade do caminho, falhando consideravelmente na parte role-playing da equação.

Mass Effect foi desenvolvido pela Bioware, o mesmo pessoal responsável por Neverwinter Nights e Knights of The Old Republic e publicado pela toda poderosa EA. O que certamente já garante um certo pedigree ao projeto.

A história de Mass Effect é longa e bastante complexa, cheia de reviravoltas e traições. Sempre pontuada por longos diálogos e pouca ação. A coisa toda gira em torno de um Conselho intergaláctico formado por vários planetas e do ressurgimento de uma raça anciã sintética que se acreditava extinta e capaz de exterminar a vida em toda galáxia.

Em Mass Effect você desempenha o 'papel' de Jon Shepard comandante da nave espacial SSV Normandy, indo onde todo mundo já foi antes e tendo que voltar lá várias vezes. No fundo seu cargo pouco importa, pois na tradição dos jogos de RPGs você é uma espécie de faz-tudo da federação. E todos vão recorrer a você para fazer uma série de missões secundárias enquanto você tenta tipo salvar a galáxia.

Durante o jogo você tem a possibilidade de fazer várias escolhas que influenciam o decorrer da história. Mas estranhamente as conseqüências dos seus atos são quase imperceptíveis. Ninguém vai, por exemplo, deixar de ajudá-lo se fez algo completamente irrepreensível anteriormente. O que torna ser bom(Paragon) ou ruim (Renegade) praticamente irrelevante.

Diga-se de passagem, para um RPG, Mass Effect falha consideravelmente em localizar onde você tem que ir ou o que tem que fazer. O mapa só indica sua posição no setor em que você está. Não existe um mapa geral, o que é uma omissão grave.

Mas talvez o ponto mais fraco de Mass Effect seja o seu sistema de combate em terceira pessoa, que compromete bastante os poucos momentos de ação do jogo. Para começar durante as missões você é sempre acompanhado por dois ajudantes controlados pelo computador, que são absolutamente inúteis e graças a uma inteligência artificial tacanha ficam muitas vezes atirando contra uma parede ou em cima de você.

Os inimigos também não possuem qualquer refinamento em matéria de tática de ataque. Apesar de serem capaz de gerar escudos, como em Halo, os alienígenas vão sair correndo do lugar onde estão protegidos, sabe lá deus o porquê, partir para o combate corpo a corpo. Isso tendo armas infinitamente melhores do que você.

Sendo que na melhor tradição dos jogos de RPG, você começa o jogo não sabendo nada. Desta forma é incapaz de segurar um rifle snipper se não tiver a habilidade para isso. Isso é um problema, já que seus inimigos já nasceram sabendo. Essa idéia de ganhar experiência no decorrer do jogo, talvez funcione num ambiente medieval, mas no futuro? Que diabos de treinamento militar teve o 'comandante' Shepard que sequer o capacitou a atirar com um rifle?

Para piorar as coisas as armas no início do jogo são ruins e quase inócuas. Outra característica típica dos RPGs: o começo lento com armas inferiores. O que muitas vezes acaba afastando aqueles jogadores que não possuem a paciência para esperar que você ganhe experiência suficiente para colocar as mãos em melhores armas, iguais ou superiores às dos seus inimigos. O que, apesar da sensível melhora, em Mass Effect nunca realmente acontece.

Sem falar que Mass Effect é outro jogo cujas armas no futuro esquentarão como se estivéssemos na primeira guerra mundial. Os desenvolvedores de jogos futuristas, por alguma razão obscura, adoram esse clichê e parecem querer solucionar um problema criando outro. Pois isso é feito, aparentemente, para compensar o fato de que você não precisa se preocupar em ter que recarregar sua arma, pois nunca fica sem munição. Assim esse superaquecimento, em tese, substitui o tempo que o jogador levaria para recarregar a arma num jogo normal. Sinceramente é preferível perder tempo recarregando, mas ainda poder atirar com pouca munição, do que ter uma arma completamente inútil depois que esquenta um pouquinho. Sendo que mesmo trocando de arma por outra da mesma categoria no seu inventório essa arma continuará superaquecida!

Quanto a parte técnica a Bioware tem em mãos um excelente engine 3D, quase livre de bugs. Os gráficos são de última geração e fazem frente a qualquer jogo recente. Esse engine tem um grande potencial e seria interessante vê-lo num cenário mais característico de jogos RPG, como uma visão fantasiosa e distorcida da idade média.

É importante ainda notar que Mass Effect é, nas palavras dos próprios desenvolvedores, uma 'conversão' ao contrário de uma transposição do jogo dos consoles para PC. Isso não se traduz em qualquer material inédito. Mas sim significa, que apesar de ter um sistema de auto-salvamento por checkpoints, você pode salvar o jogo em qualquer lugar, algo raro hoje em dia. Mas com algumas exceções: como momentos chaves da narrativa ou durante ataques dos inimigos.

No final das contas, apesar da produção e apresentação refinadas, Mass Effect decepciona um pouco. Mas ainda assim fica acima da média. É, certamente, até agora, o melhor RPG da nova geração. Mesmo que algumas escolhas errôneas na jogabilidade comprometam o resultado final.

Saulo Gomes

Prós: Não é Starwars...
Contra: Muita falação e pouca ação. Ao menos tem legenda...

P.S.: Em algumas missões é possível dirigir uma espécie de tanque, um tijolo com seis rodas, para ser mais exato, que parece prestar uma homenagem ao clássico jogo arcade Moon Patrol. Sendo que um dos mini-games mais recorrentes do game parece uma versão estilizada do jogo Frogger. Nova-geração é isso aí...

Requisitos do sistema:
* Windows XP ou Vista
* 2.4 GHz Intel ou 2.0 GHz AMD
* 1 GB RAM (XP), 2 GB RAM (Vista)
* 12 GB de espaço no HD
* NVIDIA GeForce 6800 ou melhor (7300, 7600 GS, e 8500 não são suportadas)
* ATI X1300 XT ou melhor (X1300, X1300 Pro, X1600 Pro e HD2400 não são suportadas)
* Shader 3.0
* Placa de som compatível com DirectX 9.0c

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