Shin Megami Tensei: III - Nocturne HD Remaster

Nocturne, também conhecido como Shin Megami Tensei 3, foi remasterizado depois de quase vinte anos!!! E finalmente ganhou uma versão HD para o PS4 e o PS5. Meio tarde para isso? Com certeza. Mas, aparentemente, não se paga as contas só lançando spin-offs para Persona 5. Não é mesmo Atlus? Curiosamente Nocturne também tinha sido relançado para o PS3. Como parte dos “PS2 classics”. E certamente um dia será relançado de novo para o PS6 ou 7.

Mas é bom levar em conta que essa é uma remasterização. Não um “remake”. E isso é importante! Nocturne foi lançado originalmente para o PS2 em 2003! Tipo o jogo definitivamente mostra sinais da passagem do tempo. Mesmo levando em conta que, para a época, estava bem acima da média.

O jogo traz poucas modificações quanto à jogabilidade. Mas pelo menos uma é importante: você pode salvar o jogo onde quiser! E isso torna quase tudo mais aceitável! E baixa o número de repetições por mortes aleatórias consideravelmente... Você ainda vai morrer bastante, mas ao menos pode voltar para o ponto onde salvou. Logo: salve sempre! Diga-se de passagem, a estratégia vencedora é algo como: retreat, grind e save. Repita inúmeras vezes...

Nocturne, originalmente, teve duas expansões: Maniax(Lucifer's Call) e Maniax Chronicle Edition, essa última lançada somente no Japão. Em Chronicle Edition, Dante, sim, aquele Dante, é substituído por Raidou Kuzunoha, protagonista da série Devil Summoner. Também da Atlus. O que modifica o game em menos do que nada...

Diga-se de passagem, o jogador só terá acesso ao “pacote Maniax” se comprar a edição de luxo! É de se estranhar que a Atlus não tenha preferido lançar tudo como DLC. Mas certamente mais lançamentos devem vir na seqüência...

O jogo começa com o fim do mundo. Sim, o fim do mundo. E não pense que você vai salvar o mundo. Tolinho, não dissemos que esse é um jogo japonês? Não? Mas – acredite – esse é um jogo japonês da gema. Você vai lutar contra Deuses mitológicos e demônios. O que eles estão fazendo no que sobrou da Terra é difícil dizer. Mas você deve combater esses seres mitológicos para permitir o renascimento, "rebirth", da civilização.

Pode apostar que essa não será uma tarefa fácil! Com combate por turnos e uma aleatoriedade extremamente imprevisível. Nocturne é um jogo difícil. Mas bota difícil nisso. Para alguns mais frustrante que difícil. E isso não mudou muito nessa remasterização.

Agora voltando ao básico: não há mais dia ou noite. Logo que história é essa de Noturno? O mundo acabou lembram? Detalhe: você agora é um demônio! Todo mundo morreu lembram? OK, nem todo mundo. E sim, por ser um demônio você pode lutar contra deuses e outros seres mitológicos... Quem disse que a vida de demônio é fácil? Agora confiar num demônio o futuro da civilização, não parece ser uma boa idéia. Isso seria uma previsão do futuro do Brasil ou do mundo? Captaram a ironia?

Prós: É um clássico...
Contras: Como a maioria dos clássicos, não faz muito sentido para não iniciados...

Saulo Gomes

Plus a +
Conteúdo Edição Digital de Luxo:
• Pacote Maniax
• Pacote de Mapas Mercê e Expectativa
• Pacote de Músicas Shin Megami Tensei
• Dificuldade Misericordiosa (download gratuito)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.