World of Goo

OK, é bom...

Prós: OK, é realmente bom.
Contra: Relativamente curto.

.
.
.
.
.

World of Goo é um pequeno jogo desenvolvido de forma independente pelo estúdio 2D Boy, que conseguiu se destacar sobre a maioria dos grandes lançamentos de 2008, ganhando elogios exacerbados de público e crítica. E acreditem essa bajulação é totalmente é merecida.

Idealizado por apenas duas pessoas, Kyle Gabler e Ron Carmel e produzido inicialmente para Wii Store, World of Goo acabou ganhando sua versão definitiva para PC.

E não é à toa que World of Goo funcione tão bem no PC. Afinal junto com Wii, o PC é a melhor 'plataforma' para jogadores casuais. A idéia, hipoteticamente falando, é ter um PC para trabalho e casualmente usá-lo para games. Não o contrário.

Os "hardcore gamers", por definição, usam consoles. Afinal montar um PC só para jogar games sai muito mais caro do que investir num console de última geração, com a vantagem que um console não vai ficar obsoleto depois de uma semana. Sério. Façam as contas.

No fundo, World of Goo é antítese dos jogos da nova-geração. Pois foca sua ação em física e não em gráficos. E pasmem, consegue ser não apenas inteligente como divertido. Uma verdadeira heresia.

A jogabilidade de World of Goo é simples e eficaz. O jogo inteiro poderia ter sido feito em flash, caso este não fosse usado essencialmente por publicitários idiotas para tornar a navegação em sites da internet impossível.

O jogo consiste numa série de desafios divididos em quatro capítulos distintos, que acompanha a história do mundo corporativo de 'Goo'. A solução desses quebra-cabeças levam em conta detalhes como a elasticidade e o peso de suas 'gosmas' e não dependem exclusivamente de 'sorte', como em Puzzle Quest.

Mesmo que grande parte dos desafios consistem em levar suas gosmas de um ponto A para um ponto B. A apresentação do jogo é original e realmente bem sacada, e guarda alguma similaridade com o saudoso jogo Lemmings para SNES. O que explica parte do seu sucesso.

Apesar de relativamente curto, World of Goo oferece para aqueles que não se contentam em apenas terminar o jogo, a possibilidade de refazer cada fase em busca dos OCD (Obsessive Completion Distinction), algo como distinção para o completista obsessivo. Esses novos desafios vão do relativamente fácil ao insanamente difícil. O que gerou uma enxurrada de vídeos de usuários no YouTube provando seus OCDs, tamanha dificuldade de algum deles.

Os OCD também são parte importante do conteúdo online do jogo, que constitui-se num escore geral dos melhores resultados em cada fase de usuários de todo o mundo. O que convenhamos não é muito animador.

World of Goo tem lá seus problemas principalmente quando é preciso administrar dois ou mais tipos de 'goos' ao mesmo tempo. O que pode ser meio complicado com o mouse.. Ao ponto de ficar a curiosidade de como o pessoal da 2D Boy conseguiu resolver isso na versão para Wii...

Sem falar que a falta um editor de níveis é gritante. Se os produtores permitissem os usuários criarem seus próprios mapas o jogo poderia desenvolver uma verdadeira comunidade online. Mas até se entende que o pessoal da 2D Boy tenha ficado receoso em liberar um editor de mapas para patuléia, levando em conta que apenas duas pessoas fizeram esse jogo.

Por outro lado, falando em comunidade, World of Goo vai ser pirateado sem piedade, afinal um download de pouco mais de 100 megabytes é hoje em dia até piada. Sem falar que a ausência simpática de qualquer tipo de artifício esdrúxulo anti-pirataria torna o jogo um prato cheio para os bucaneiros em geral. Mas se a metade das pessoas que baixarem World of Goo ilegalmente comprarem o jogo, ou suas futuras expansões, o pessoal da 2D Boy não tem o que se preocupar. Se as coisa apertarem é só vender a idéia do jogo para EA ou para Micro$oft e passar o resto da vida ministrando palestras.

No final das contas, a única coisa que o pessoal da 2D Boy terá que se preocupar é com a síndrome de Half-Life, aquela que aflige desenvolvedores quando o seu primeiro jogo é tão bom que torna quase impossível superá-lo. O que dirá manter a mesma qualidade. Mas como diria o ceguinho esperançoso: veremos...

Saulo Gomes

Prós: Sério, é realmente bom.
Contra: Relativamente curto.

Requerimentos mínimos:
Windows XP ou Vista, processador de 1GHz, 512MB de RAM, e um pláca de vídeo compatível com DirectX 9.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.