Cursos Práticos para desempregados


Como se dar bem em uma CPI

O Brasil atualmente é o paraíso das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Como se sabe quando alguém fala de comissão em Brasília, os nossos deputados já vão logo pedindo 10%. De qualquer maneira, a quantidade de gente envolvida em escândalos, negociatas, fraudes, propinas e maracutaias é imensa. Tanto que, de repente, algum impoluto leitor da ZeroZen pode ser chamado para prestar depoimento no Congresso Nacional. Se isso acontecer, não fique nervoso. Aproveite as nossas dicas para se dar bem neste picadeiro de circo, onde o palhaço pode ser você.

1 – Acusado/Testemunha/Depoente

- Entregue um depoimento escrito de preferência em cópia única a mesa e refira-se a ele toda vez que for perguntado pelos membros da CPI sobre qualquer assunto. Por exemplo: Vossa excelência poderia dizer o seu nome? Ahn? Está no documento que eu trouxe se o presidente da mesa me permitir eu posso ler para o senhor... Não importa que o documento tenha apenas a frase: trabalho sem diversão faz do deputado um bobão repetida cem vezes.

- Primeiro negue tudo. Depois minta. Depois minta de novo. A cada mentira envolva um novo personagem. Siga esse padrão até não poder mais. Então negue tudo de novo.

- Ao falar em um telefone grampeado ou diante uma câmara oculta, sempre fale de terceiros pelo nome completo. Não se esqueça de incluir casualmente na conversa a ocupação e o CPF de todos implicados no esquema de corrupção. Depois negue tudo.

- Chore e fale dos seus filhos mesmo que você não tenha nenhum. Quer dizer, ao menos que você saiba...

- Seja um tremendo traíra.

2 - Deputado/Senador Inquisidor

- Desconheça completamente o assunto da CPI.

- Chegue atrasado e faça todo tipo de perguntas que já foram feitas por todos anteriormente. Se chamado a atenção pela mesa acuse o presidente de estar cerceando seu direito de pergunta.

- Crie para você um bordão engraçadinho, como por exemplo, 'pilantropia', e o repita em todas as suas perguntas sempre que puder. Na verdade nem faça pergunta alguma apenas repita o seu bordão infinitamente. No final da CPI se tudo der certo você pode conseguir um quadro no programa Praça é Nossa do SBT.

- Peça ao depoente que dê os números dos celulares de todas as jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei, pausadamente, para que todos aqueles em que estiverem assistindo em casa possam ter tempo de anotá-los.

- Leia parágrafos inteiros do código penal que não tenham nenhuma correlação com os fatos discutidos na CPI.

- Seja um tremendo traíra.