NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Se o mundo é dos chatos o Facebook também

O brasileiro adora o Orkut. Todo o restante da humanidade finge que o site de relacionamentos do Google não existe. Por isso, se alguém quer distância da patuleia, da massa ignara, da turba, da malta pode usar o Facebook. Ou melhor, podia. Por que outra invasão de brasileiros está a caminho. Quem descobriu isso da pior forma possível foi o cantor João Gilberto.

João Gilberto, como se sabe, é um chato. Mas não um chato qualquer. Ele tem pedigree no assunto. Suas músicas são o que há de mais tedioso na MPB. Mas isso não é importante. O fato é que o cantor resolveu criar uma conta no Facebook para manter contato com os seus 2 mil (tudo isso?) amigos.

Bem, até aí nada demais. O problema é que, ao ser entrevistado pelo Jornal O Globo, João Gilberto teve o seu perfil no Facebook revelado para os leitores. E como sói acontecer nestes casos os cantor fez um escândalo monumental.

Com sua peculiar elegância, mandou um recado através da rede de relacionamentos. "Não estou a um clique de ninguém. Não vou mais adicionar ninguém. Quando a gente descobre um passatempo, tudo vira escarcéu. Uma pena. Uma pena", escreveu em sua página.

Perceberam? João Gilberto foi para uma rede de relacionamentos para não se relacionar com ninguém. Genial. Isso é elevar a chatice a um novo patamar.

E as ameaças não terminaram neste ponto. "Estou pensando em pedir aos meninos para deletar ainda hoje isso aqui", disse, se referindo a Hugo Grimaldi Filho e Chris Lessa, que administram o perfil do músico no site de relacionamentos. Os fãs (hein?) e amigos (duplo hein?) fizeram coro e pediram para ele ficar.

Com tanta polêmica, João Gilberto descobriu que está longe de ser uma unanimidade. O usuário identificado como Jorde Andrade Souza criou um perfil apenas para xingar o cantor. "Crucifiquem o João Gilberto e sejam felizes!", apelou, dizendo que João Gilberto é "neurótico e ultrapassado". A ele, João Gilberto não dignou nem uma palavra sequer.

Claro que foi desnecessário o Jornal O Globo ter divulgado o endereço do Facebook de João Gilberto. Ainda mais se ele não deu autorização para tanto. Porém, o cantor deve perceber que ao entrar em uma rede de relacionamentos está sujeito a uma série de situações. Inclusive ser procurado por gente sem vida social ou fãs de bossa-nova, o que é praticamente uma redundância.

Se o mundo é dos chatos o Facebook também é. Não adianta dar uma de João Gilberto e reclamar da vida. Pelo menos o cantor faz parte da imensa maioria do Planeta. Sim, por que se a terra é redonda o mundo é chato, muito chato...

Da Equipe de Articulistas

P.S.: Se João Gilberto queria mesmo ir para uma rede de relacionamentos para não se relacionar com ninguém, devia ter ido para o MySpace...