NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Alguém na Globo tem de fracassar

Afinal, o que quer o diretor Luiz Fernando Carvalho? E mais: o que quer a Globo apostando em algo tão hermético? Afinal, o que querem as Mulheres é a micro-série mais intelectual dos últimos tempos? Será que ninguém sabe que o público televisivo está longe de ter QI acima de 150?

Até parece que a função de Luiz Fernando Carvalho na Globo é criar fracassos. Sim, por que alguém na Globo tem de fracassar. Apesar da fotografia diferenciada, da iluminação caprichada, da edição frenética, "Afinal, o que querem as Mulheres" afundou a audiência da Globo no horário. Quando foi exibida a produção, a Record liderou com 16 pontos, a Globo ficou com a pífia média de 12 pontos e o SBT ficou em terceiro com 7 pontos.

No final das contas, Luiz Fernando Carvalho é um diretor autoral que trabalha em um meio onde isso deveria ser proibido. Televisão é para a massa ignara, para a turba, a malta, a patuleia. E é justamente por isso que, mesmo repetindo roteiros há 40 anos, as novelas ainda fazem sucesso.

Na trama de “Afinal, o Que Querem as Mulheres?” um jovem escritor e psicólogo André Newmann (Michel Melamed) desenvolve sua tese de doutorado sobre o universo feminino. Sua dedicação ao estudo é tanta, que acaba por afastá-lo de sua mulher, a artista plástica Lívia (Paola Oliveira). Porém, contra todas as expectativas, seu trabalho se torna um sucesso literário.

A obra de André acaba sendo adaptada para o cinema. Ele será interpretado por Rodrigo Santoro, que num desastrado laboratório passa a perseguir o jovem psicólogo. O sucesso de André faz alegria de sua mãe Celeste, uma mulher que se multiplica em diversas facetas e personalidades.

Essa trama aparentemente banal é contada com o estilo peculiar do diretor. Por exemplo, nas primeiras cenas há uma sucessão de quatro planos. A câmera enquadra o herói André e uma claquete - referência cinematográfica - mostra que existe uma história prestes a ser contada. Por que usar esse recurso metalinguístico em uma cena onde ele é totalmente desnecessário? Questão de estilo. Para que facilitar algo, se é possível deixar tudo mais complicado...

"Afinal, o que querem as Mulheres" pelo menos caprichou no elenco feminino e nas cenas de nudez gratuita. Não é muita coisa, mas já é um avanço em relação a equivocada A Última Pedra (de crack) do Reino, o trabalho anterior de Luiz Fernando Carvalho na Globo.

Por fim, a ZeroZen vai responder ao enigma que atormenta a humanidade: afinal, o que querem as mulheres? Simples. Um cartão de crédito sem limite...

Da Equipe de Articulistas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina