NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Simpsons no Brasil

O canal Fox exibiu no domingo, dia 8 de dezembro, o episódio onde Os Simpsons vêm ao Brasil. A família comandada pelo patriarca Homer Simpson para variar não deixa pedra sobre pedra. Favela, carnaval, futebol, seqüestradores e, até mesmo, apresentadoras de programas infantis são retratados de maneira impiedosa. Uma verdadeira patrola de insultos e deboches.

Até aí nada demais. Mesmo por que Os Simpsons já realizaram episódios semelhantes avacalhando com Japão, África, Canadá, etc. Todos os países levaram a, digamos assim, homenagem numa boa. Afinal, seriedade nunca foi o forte da série criada por Matt Groening. Porém a terra brasilis não poderia deixar tal acinte passar em branco.

As autoridades nacionais na falta de algo melhor para fazer resolveram vociferar contra a língua ferida de Os Simpsons. Alguns até falavam em proibir a exibição do desenho animado no Brasil. Com certeza, a liberdade de expressão ainda é algo pouco conhecido por aqui. A ZeroZen, a revista mais processada da Internet, que o diga. Apesar de tudo, a Fox resolveu ir em frente e bancar a aposta. Exibiu o tão falado episódio.

Para que se tenha uma idéia da importância que Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie subitamente adquiriram no Brasil, o episódio original em inglês foi colocado no Kaaza. Rapidamente surgiu verdadeira febre de downloads brazucas. E tem mais. Um site chegou a fazer um minuto-a-minuto do episódio tentando explicar todas as piadas contra nossa impoluta pátria.

No dia da exibição a Fox, pelo sim pelo não, optou por mostrar um texto explicativo alegando que defendia a liberdade de expressão, que as opiniões do desenho não eram as da emissora, e que Os Simpsons sempre primaram pelo exagero, tudo no intuito de divertir o público. Em outras palavras: por favor, não nos critiquem, nós não temos nada a ver com isso.

Honestamente, o pedido de desculpas da Fox foi a coisa mais engraçada da noite. Os Simpsons já estão há 14 anos no ar e as temporadas estão ficando sucessivamente mais fracas. É um claro sinal de que o pessoal de Springfield já deu o que tinha de dar. Porém como o restante da televisão americana também não está lá essas coisas ainda cabem mais alguns episódios.

A trama até que começa bem com Homer brigando com a companhia telefônica por causa de umas suspeitas ligações feitas para o Brasil. Depois de tudo esclarecido, a família Simpsons vem para o Brasil encontrar o órfão Ronaldo. Por incrível que pareça, certas informações sobre o Brasil estão corretas. Sim, nós falamos português e somos 170 milhões de esfomeados, segundo o nosso presidente.

De qualquer maneira, a Fox deveria ter acrescentado no aviso antes da exibição do controvertido episódio. Bem, este é um episódio dos mais fracos da série, os roteiristas tentaram, fizeram o seu melhor, mas não deu. É difícil fazer piada de um país que já é cômico por natureza. Ou será que dá para levar acreditar um lugar onde algo Tribalistas é considerado um trabalho de gênio? Fala sério...

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:
Se você acredita que democracia é o domínio da média, então você é um pouco ZeroZen...