NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

A rinha de galo

A rinha de galo se tornou o novo esporte nacional. Tudo graças ao publicitário e dublê de marqueteiro Duda Mendonça. Ele foi detido pela Polícia Federal num clube de rinha de galos em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Como gente fina é outra coisa, Duda pagou uma fiança de R$ 1 mil e deixou a prisão. Mesmo assim, o publicitário será indiciado por por crime ambiental, formação de quadrilha e apologia ao crime. Ele responderá ao processo em liberdade.

O interessante é que junto com Duda estava o vereador Jorge Babu, do PT do Rio de Janeiro. Devido à sua figura impoluta, o político é conhecido como o abominável "Babu" das Neves. E justamente com esse tipo de gente fina elegante e sincera que Duda foi flagrado na rinha de galo.

Duda Mendonça é o coordenador da campanha prefeita licenciada de São Paulo, Marta Suplicy (PT). Com isso, o adversário de Marta, José Serra, aproveitou a oportunidade para cantar de galo. Então como em um passe de mágica a rinha se tornou o assunto de toda a imprensa brasileira.

Duda, que teve como um de seus clientes o impagável Paulo Maluf,também participou da campanha que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. Como é amigo dos poderosos resolveu dar um carteiraço depois de ser preso.

"O Brasil inteiro sabe que esse é meu hobby. Não estou fazendo nada de errado e ponto final. Nada a declarar", afirmou o publicitário ao ser detido. Ele teria telefonado para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e para o secretário nacional de Segurança Pública, delegado Luiz Fernando Corrêa, pedindo ajuda.

Não adiantou nada. Foi em cana e como não tinha curso superior completo passou a noite na cadeia em uma cela comum. O mais inacreditável, porém, foi o vereador Babu que disse que estava no local apenas para agradecer o apoio de seus eleitores. Quer dizer, ele deve ter tido uma votação maciça do eleitorado galináceo.

O advogado de Duda Mendonça, Hélio Santana, também foi responsável por um momento mágico. Com a cara-de-pau necessária as grandes causas, Santana defendeu a prática de rinhas de galos, argumentando que se trata de "uma tradição cultural, um esporte milenar". Pena, que seja contra a lei...

No fim das contas, Duda vai responder pelos crimes de formação de quadrilha, maus-tratos a animais e apologia ao crime. Ora, isso ele já fazia antes na profissão de publicitário! Como não dá para julgar ninguém, duas vezes pelo mesmo crime ele será absolvido.

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:
Se você acha que se rinha de galo fosse esporte então o Atlético Mineiro deveria ser convocado para disputar as Olimpíadas, então você é um pouco ZeroZen...