NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

O Rei e o mago

Provavelmente todo mundo já está cansado de discutir se houve ou não censura do Roberto Carlos à sua biografia. O fato é que assim que assim que Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César Araújo, chegou nas livrarias, já estava condenado.

O motivo? Estamos no Brasil, oras! A biografia do Garrincha também ficou interditada por anos devido a uma decisão judicia. Aqui quem é rei nunca perde a majestade e muito menos um processo judicial.

O fato é que censura não foi. O Roberto Carlos pagou - e caro - para impedir de as pessoas de lerem fatos sobre a sua vida. A editora Planeta - de maneira covarde e pusilânime - aceitou a proposta..

Quem se deu bem na história? O Paulo Coelho que escreveu o seu melhor texto chamando o rei de "infantil". Ponto para o mago. Aliás, esse texto foi a melhor coisa que o mago escreveu na vida.

Aliás, o caso do Roberto Carlos tem precedentes. A nossa rainha, a Xuxa, pagou para retirar todas as cópias do filme Amor, Estranho Amor de circulação. O diretor Walter Hugo Khouri devia estar precisando de grana, pois bovinamente aceitou o dinheiro.

O mais incrível é que os blogueiros brasileiros que rapidamente se manifestaram contra o bloqueio do You Tube pela Daniela Cicarelli decidiram ignorar por completo mais essa ameaça a liberdade de expressão.

Muitos, inclusive, chegaram a criticar Paulo Coelho por defender a publicação da autobiografia de Roberto Carlos. É dose pra mamute ou melhor para Jacaré Banguela...

A parte divertida de toda história é que poucas horas depois da proibição o arquivo com o livro do "proibido" do Rei já estava na rede.

Aliás, Roberto Carlos foi entrevistado pelo Fantástico para esclarecer toda a polêmica. "Por que não pediram autorização para mim, afinal eu estou vivo", questionou. No mesmo momento, a repórter perguntou. "Se a autorização fosse pedida antes você deixaria o livro circular?". No que o Rei com a lógica própria dos poderosos respondeu: Não, claro que não".

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:
Se você acha que a saída para o Brasil é o aeroporto, mas com esse apagão aéreo nem isso, então você é um pouco ZeroZen...