Enquanto houver pirataria haverá capitalismo e vice-versa

O incauto zeronauta já deve ter assistido a um desses comerciais contra à pirataria do CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria). Se zeronauta prestou atenção, o que é bastante improvável, o alvo dessa nova campanha é o usuário, digo consumidor. Esse negócio de apelar para consciência do 'infrator' já foi tentado antes e não dá certo. Mas além de ser o único nesse imbrólio com endereço e CPF conhecidos, o consumidor é, no fundo, um alvo fácil. De certa forma esse pessoal descobriu o óbvio: a culpa por todos problemas do país é o próprio povo brasileiro. Nós da ZeroZen estamos dizendo isso há mais de dez anos. Mas culpar quemm compra produtos piratas pela pirataria é como culpar a vassoura pela existência do lixo. O que a pirataria faz é suprir uma demanda, que diga-se de passagem nossa indústria arcaica não conseguiria suprir.

O produto pirata representa a quintessência do capitalismo: oferecer um produto mais barato, digo competitivo, do que a concorrência sem se importar muito com detalhes insignificantes como qualidade ou durabilidade. Foi com a pirataria que a China chegou ao primeiro mundo. Ou vocês acham que os maravilhosos produtos chineses de 1,99 pagam copyright de alguma coisa? Afinal se a idéia básica do capitalismo é tirar vantagem de tudo. Poucas coisas não mais vantajosas do que um produto pirata.

Se a beleza do capitalismo é consumir de maneira desenfreada e sem apego algum por aquilo que é consumido. Nada representa melhor essa visão do que o produto o pirata. Agora, se o feitiço virou contra o feiticeiro vá reclamar para o bispo, pois ninguém vai parar de consumir produtos piratas por estar com a consciência pesada.

Resta ao Brasil apenas plantar grãos e fornecer mão de obra para callcenter ou telemarketing. Todo o resto será dedicado à pirataria. Pois enquanto houver capitalismo haverá pirataria e vice-versa. Agora quem poderia imaginar que o comunismo seria solução para acabar com a pirataria?

Purgatório da Publicidade

Vamos analisar nesse espaço a argumentação da nova campanha anti-pirataria do governo. O que 'Eles' dizem sobre os DVDs piratas:

"Não duram nada"
Primeiro isso é uma mentira. Eles duram menos que os oficiais, mas o suficiente para você assisti-los algumas vezes. O que nos leva a um segundo ponto: eles duram menos mas e daí? A maioria das pessoas só assistem a um DVD uma, duas vezes quando muito. Só americanos e pessoas com distúrbios de atenção, o que é um pleonasmo, assistem a um filme mais de três vezes. E quanto a um DVD de música? OK, você já leu nossas criticas de música? Você realmente acredita que nós perderíamos tempo assistindo um DVD de música?

"Descolam a face de impressão"
Se o seu DVD pirata descola a imagem de impressão troque de fornecedor. Mas de novo, assista ao DVD uma, duas vezes, faça uma cópia se for do seu interesse e depois passe adiante. Pirataria é para ser compartilhada. Assim quando descolar a 'face de impressão' o problema não vai ser mais seu...

"Quem compra DVD pirata contribui para uma indústria criminosa"
Grandes corporações, gravadoras e estúdios de cinema já foram chamados da mesma coisa e até de piores. Pensando bem até mesmo o governo já foi chamado do mesmo epíteto. Logo é uma questão de oPTar, digo decidir, para qual indústria criminosa você quer contribuir.

"O barato sai caro"
Errado, e não é apenas uma questão de semântica. Mas de matemática. Se não acredita, façamos as contas:

Um DVD 'oficial' = 40,00 reais;
Um DVD player = 120,00 reais;
Um DVD pirata = mais ou menos uns 5,00 reais;

Mesmo que o DVD pirata danifique o seu DVD player, o que acredite leva um bom tempo para acontecer, ainda assim sai mais em conta comprar um DVD player novo do que pagar por DVDs oficiais. Essa não é beleza do consumismo? O barato não sai caro. Impostos abusivos do governo é que tornam bens materiais caros e inviáveis.

"danifica o seu aparelho"
Vide o anterior... Sai mais barato comprar um DVD player novo a cada ano do que comprar três DVDs oficiais. Afinal essa é a beleza do consumismo...

"Pirataria faz mal a saúde. Do seu bolso e do país."
Ninguém prejudica mais a saúde do seu bolso do que o governo. Assim espero que o pessoal do imposto de renda não se ofenda, mas nós queremos mais que o país se dane. Do presidente nós só queremos saber do conhaque.

Inclusive é bom lembrar que no Brasil não existe numeração para Cds ou DVDs. Lobão antes de aderir ao mainstream da MTV brigou com as gravadoras para que fosse introduzida uma numeração nos cds. Pois ninguém tem idéia ao certo de quantos as gravadoras produzem, ou mesmo quantos são realmente vendidos. Logo 'eles' podem estar inundando o mercado de cds e DVDs 'piratas'( que não pagam os devidos impostos) e você nem o pessoal da receita federal está sabendo.

Da Equipe de Articulistas