Belle & Sebastian - Fold Your Hands Child,

belle.jpg (11991 bytes)

Os escoceses do Belle & Sebastian seguem a tradição britânica da procura, em vão, pelo pop perfeito. Se levarmos em conta que só Beatles e The Zombies chegaram perto de alcançar essa proeza,— sem contar os americanos dos Beach Boys— é fácil entender que não estamos falando de algo acessível a qualquer mané.

Mas não se pode impedir ninguém de tentar, certo? O pessoal do Belle & Sebastian, por exemplo, fica só na tentativa. O problema com a banda é bastante simples, pelo visto, eles esqueceram um princípio básico da coisa: não existe pop sem refrões grudentos, nem melodias assobiáveis.

E você não vai encontrar nada disso em Fold Your Hands Child, You Walk Like A Peasant (Junte suas mãos criança, você caminha como um camponês?!), quarto álbum da banda. Lançado em junho de 2000 pela independente Jeepster e somente agora distribuído por aqui, junto com todo o catálogo da banda, pela Trama—, aquela gravadora que paga para maioria dos seus lançamentos o ICP( Imposto por Circulação de Porcaria). Fold Your Hands Child... é possivelmente um dos trabalhos mais fracos do Belle & Sebastian. O que não quer dizer necessariamente que os outros álbuns sejam melhores, longe disso. O Belle & Sebastian é uma banda que pode ser admirada por sua regularidade: lança sempre o mesmo tipo de CDs, trazendo sempre as mesmas baladinhas oníricas, recheadas com aquela tediosa melancolia universitária. De quem acredita que chegou aos vinte anos no fim da vida.

O som da banda, não é nem particularmente original ou mesmo interessante. Bandas como The Walkabouts, Tindersticks, The Sundays e tantas outras, já andaram por essa praia e também não chegaram a lugar algum. No entanto a música da banda é perfeita para que críticos mais afoitos despejem uma cantilena de adjetivos vazios, tentando descrevê-la da maneira mais errada possível. Inclusive alguns críticos parecem acreditar que quanto mais low-profile, melhor a banda é. Isso, obviamente, é uma bobagem monumental. Depois essa gente começa a ouvir bossa-nova— nada mais "low" do que isso— e ninguém sabe o porquê.

Enfim se você tem vinte e poucos anos e já tem cabelos brancos. E anda se sentindo como um dos netos de Matusalém. Esse CD do Belle & Sebastian pode ser a trilha sonora ideal para seu exame de próstata.

Saulo Gomes