AC/DC - Black Ice

Black Ice

Em Black Ice o AC/DC faz o que o AC/DC sempre fez. Apenas menos inspirado ou memorável. O que não é exatamente ruim, mas também não se constitui na nova vinda de Cristo ou algo parecido.

Produzido por Brendan O´Brien, que tem no currículo desde Bruce Springsteen até Pearl Jam e Rage Against The Machine, Black Ice se parece bastante com seu antecessor, Stiff Upper Lip de 2000. São 15 faixas, totalizando 55 minutos, um verdadeiro exagero para uma banda que nunca esteve muito preocupada com variedade.

A longa duração torna o álbum meio cansativo e monótono a partir da sua metade. Pois nenhuma faixa se destaca, talvez o carro-chefe "Rock N Roll Train" e olhe lá. Também não ajuda o fato que a maioria das faixas é tocada praticamente no mesmo tempo. Nada muito rápido, ou muito lento. Na medida certa para o roqueiro de meia-idade que ainda existe no seu pai.

É preciso admitir que tudo está no seu lugar: cada guitarra num canal, a bateria no centro e o baixo quase inaudível. Até mesmo a voz do vocalista Brian Johnson, aos sessenta anos, parece estar bem mais agradável agora do que há uns trinta anos atrás. Uma vez que, por não poder mais gritar o tempo todo, ele até desenvolveu, surpreendentemente, algo parecido com uma forma de cantar.

Mas no geral Black Ice está longe de representar a volta à 'velha forma', está mais para um último suspiro antes da aposentadoria definitiva.

O curioso é que Black Ice vendeu 5.3 milhões de cópias nos Estados Unidos e é o segundo álbum do AC/DC mais vendido naquele país, perdendo apenas para Back in Black. O que obviamente levanta mais perguntas do que respostas.

Mas a explicação mais plausível para o sucesso de Black Ice é que o AC/DC se recusou a distribuir digitalmente o álbum. Uma decisão acertada, afinal a grande maioria dos fãs da banda estão na casa dos 40, 50 anos. E essa gente não sabe sequer ligar um computador, o que dirá se atinar com um mp3player qualquer. Convenhamos essa gente ainda houve CDs, quiçá discos de vinil.

Mas quem conhece o mínimo de tecnologia, já partiu desta para uma melhor. O que, literalmente, a maioria dos membros do AC/DC a essa altura já devia ter feito.

Pedro Camacho

Faixas:
1. Rock N Roll Train
2. Storm May Day
3. She Likes Rock N Roll
4. Money Made
5. Rock N Roll Dream
6. Rocking All the Way
7. Black Ice
8. Skies on Fire
9. Big Jack
10. Anything Goes
11. War Machine
12. Smash N Grab
13. Spoilin´ for a Fight
14. Wheels
15. Decibel