Guns N'Roses - Greatest Hits

Já diz o ditado: Deus ajuda a quem não sabe. E foi exatamente isso que transformou uma banda pífia como o Guns N'Roses em um tremendo sucesso. Com o seu hard rock chinfrim rapidamente o grupo se tornou um dos maiores fenômenos de venda no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Na verdade, o Guns sempre foi uma espécie de Poison ou Motley Crue movido à heroína. A banda deixou milhares de dólares em todas a clínicas de reabilitação dos Estados Unidos. A história do Guns começou pelo baixista Duff McKagan, baixista, que em 1981, já tinha um currículo considerável de bandas pelas quais havia tocado em Seattle.

Em 1982, McKagan através de um anúncio de jornal chegou a Slash e Steven Adler, formando assim o Road Crew. A banda se desintegraria algum tempo depois.

Em 1983, Izzy Stradlin e Axl Rose que tocavam no Hollywood Rose, cruzam o caminho de Duff. Axl, que também cantava no LA Guns (de Tracii Guns) começa a ter problemas com alguns integrantes das duas bandas.

Para variar, o tradicional ego do vocalista já começava a se manifestar. Mesmo assim, Axel resolve unir os dois grupos. Dessa mistura sairia a primeira formação do Guns N' Roses: W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Tracii Guns (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (Bateria). Três dias antes do primeiro show, Tracii e Robert tem uma visão do buraco onde estavam se metendo e abandonam a banda.

Duff convida seus amigos Slash e Steven Adler para integrarem a banda. O grupo começa a fazer shows. A primeira turnê é um fracasso total. Apesar disso, em 1986, o Guns grava um EP independente, chamado "Live Like a Suicide". Em julho de 1986, sai o primeiro LP (sim, naquela época ainda existiam os long plays!): "Appetite For Destruction".

E contrariando todos as previsões o disco é um sucesso. A capa ficou famosa por trazer um robô violentando uma mulher. Alguns donos de lojas diziam que o desenho era ofensivo às mulheres e recusavam-se a vender o álbum. Pronto. Estava criada a polêmica. No Brasil, a capa foi mantida sem maiores problemas.

A música "Sweet Child O' Mine" se transformou em um sucesso retumbante e levou a banda ao topo das paradas de sucesso. O Guns saiu em turnê e as confusões que se tornaram uma das características da banda começaram a aparecer. Durante uma apresentação no festival Monsters of Rock, em Castle Donnington, na Inglaterra, dois fãs morreram pisoteados. Isso sem falar no consumo exagerado de drogas, a destruição de quartos de hotel e as freqüentes brigas entre os integrantes da banda.

No meio da pancadaria generalizada, a gravadora Geffen lançou, em 1988, o álbum "Lies", composto de apenas quatro composições novas e mais quatro gravações do EP Live Like a Suicide de 1986. Outra balada, "Patience", fez o Guns N' Roses se tornar um sucesso mundial.

A banda cresceu junto com o ego de seus participantes. Antes de começarem as gravações do próximo trabalho, Steve Adler foi tirado da banda por não conseguir abandonar o vício em heroína. Então, em 1991, um dos momentos mais pretensiosos e arrogantes do rock veio à tona. O Guns lançou dois álbuns duplos "Use Your Ilusion I" e "Use Your Ilusion II".

Com muito boa vontade, o material caberia em um único disco. Porém, mais outra balada salvadora, November Rain, manteve a caixa registradora do Guns N'Roses funcionando. O próximo passo foi o lançamento, em 1994, de um álbum só de covers , intitulado "The Spaghetti Incident". Como não havia nenhuma balada memorável, a banda acabou. Todo mundo picou a mula. Porém, Axel comprou os direitos sobre o nome da banda.

Basicamente, o único mérito do Guns N'Roses é ter estado no lugar certo, na hora certa. A coletânea, baseada em singles, é fraca. Pelo menos, as três últimas músicas não são representativas na história da banda. É difícil aceitar que I Used Love Her (But I Have Kill Her) tenha ficado de fora. Enfim, o Guns nunca passou de uma banda baladeira, de um hard rock medíocre.

Paulo Pinheiro

Guns n’ Roses: Greatest Hits [2004]
01. Welcome To The Jungle
02. Sweet Child O’ Mine
03. Patience
04. Paradise City
05. Knockin’ On Heaven's Door
06. Civil War
07. You Could Be Mine
08. Don’t Cry
09. November Rain
10. Live And Let Die
11. Yesterdays
12. Ain’t It Fun
13. Since I Don’t Have You
14. Sympathy For The Devil