Pato Fu - Ruído Rosa

patofu.jpg (2760 bytes)

Como seria uma banda pop feita por estudantes de comunicação? Provavelmente algo que soaria parecido com o Pato Fu. O grupo mineiro insiste em fazer músicas herméticas e sem sentido ao invés de aproveitar os beneplácitos do sucesso. Mesmo em seu trabalho mais coeso, Televisão de Cachorro, o Pato Fu continua querendo parecer como um bando de gente esquisita.

O novo trabalho da banda, Ruído Rosa, se não é tão ruim quanto o lamentável Isopor fica no meio do caminho. Aliás, como se sabe, de boas intenções o inferno e Brasília estão cheias. Pelo menos o Pato Fu pode se orgulhar de uma canção, Tribunal de Causas Realmente Pequenas, uma das melhores letras do pop nacional. O problema é que ninguém com formação cromossomial específica vai comprar um disco por causa de uma única música.

Honestamente o problema com Ruído Rosa é depois de ouvir o CD fica uma estranha impressão de que a banda poderia render mais, fazer um trabalho melhor. Só que Pato Fu já é uma banda com anos de estrada. Ou seja, até agora nada. E como dizia o Barão de Itararé, de onde menos se espera daí mesmo é que não sai nada.

Outra característica bizarra do Pato Fu é regravar músicas do loser gaúcho, Frank Jorge. Verdade seja dita, as covers ficaram bem melhor do que as originais. Mesmo assim, a banda mineira está apostando em cavalo morto. A música Eu, que fazia do repertório do Graforréia Xilarnônica, abre o disco com uma pegada mais roqueira. Só que o barulho termina por aí. Rapidamente as experimentações e esquisitices tomam conta de Ruído Rosa.

Aliás, o Pato Fu tem se especializado em regravações. Além de Eu, ainda existem Ando Meio Desligado, dos Mutantes, no qual fica claro que o sonho de Fernada Takai é ser a nova Rita Lee, e a singela Tolices, do primeiro disco do Ira!

Para que não se diga que está é uma revista que está sempre de mau-humor, sempre esculhambando com o rock nacional, a ZeroZen gostaria de ver o Pato Fu em turnê. Inclusive a cantora americana Dido— que ficou famosa por ter um trecho da sua  música"Thank You" sampleada pelo rapper Eminem— poderia dividir o palco com a banda. Assim surgiria o show Pato Fu-Dido. Seria perfeito...

J. Tavares

Faixas de Ruído Rosa
1. Eu
2. Ninguém
3. Day After Day
4. Tribunal de Causas Realmente Pequenas
5. Menti Pra Você, Mas Foi Sem Querer
6. Ruído Rosa
7. Deus
8. Malucos
9. Tolices
10. Que Fragilidade
11. E o Vento Levou
12. Sorria, Você Está Sendo Filmado
13. Ando Meio Desligado