Pearl Jam - Ten (Legacy Edition)

Ten

Em 1992 o Pearl Jam soava bem mais acessível e coorporativo do que a concorrência de Seattle. Por isso, sempre foi visto como um corpo estranho na cena local. Tanto que a banda passou o resto da década tentando mudar essa impressão, com relativo sucesso, gravando discos cada vez mais chatos. O que se pode dizer: missão cumprida pessoal?!

Mas vamos tentar esclarecer as coisas logo de início: Pearl Jam nunca foi grunge. 'Ten' não era inovador, desleixado ou barulhento. Era um álbum de rock direto, com os dois pés nos anos 70. E um não muito bom.

Essa 'Legacy Edition', é a terceira edição do mesmo disco e trás o álbum original remasterizado e um CD de bônus com uma versão remixada por Brendan O'Brien, produtor de vários álbuns seguintes do Pearl Jam, alguns outtakes e faixas exclusivas de trilhas sonoras. Mas nem sinal de alguns b-sides da época, como a versão ao vivo de "Still Alive". Mais um DVD, totalmente dispensável, com a apresentação da banda para o MTV Unplugged.

Produzido originalmente por Rick Parashar e mixado por Tim Palmer, grande parte de "Ten" não envelheceu nada bem. No álbum o Pearl Jam soa muito mais polido e acessível do que no resto de sua carreira. Para um disco de rock "Ten" é relativamente lento e está recheado de baladas, como "Black", "Oceans"- que lembra Led Zeppelin-, "Porch" e "Release". Mas mesmo nas faixas mais 'rápidas' a banda não mostrava grande originalidade ou versatilidade: "Why Go", por exemplo, seria reescrita como "Animal" no álbum seguinte.

Já a versão remixada não oferece nada de revelador ou capaz de mudar a impressão do álbum original. Os vocais inteligíveis e exagerados de Eddie Vedder, que seriam motivo de piada pelo resto da década, estão intactos. É, em essência, um grande desperdício de tempo e espaço. E depois tem gente que não sabe por que a indústria fonográfica está na barafunda atual.

Enfim, revisto hoje "Ten" é um álbum algo datado. Existe muito pouco aqui que sobreviveu ao crivo do tempo. E certamente nada que mereça um edição dupla, rica em bijuterias, mas que possui pouco ou nenhum real atrativo. Mais ou menos como os anos 90....

Pedro Camacho

Faixas:
Disc: 1
1. Once
2. Even Flow
3. Alive
4. Why Go
5. Black
6. Jeremy
7. Oceans
8. Porch
9. Garden
10. Deep
11. Release

Disc: 2
1. Once
2. Even Flow
3. Alive
4. Why Go
5. Black
6. Jeremy
7. Oceans
8. Porch
9. Garden
10. Deep
11. Release
12. Brother [#][*]
13. Just a Girl [#][*]
14. Breath and a Scream [#][*][Demo Version]
15. State of Love and Trust [#][*]
16. 2,000 Mile Blues [#][*]
17. Evil Little Goat [#][*]