The Vines - Highly Evolved

Está cada vez mais difícil acreditar nos supostos críticos musicais brazucas. Vejam o caso desta bandinha medíocre chamada The Vines, que todos críticos(sic) nacionais, sem exceção, compararam com os falecidos e para sempre esquecidos Nirvana.

Até se entende que ninguém, eu disse ninguém, com o mínimo de bom senso, tenha perdido seu tempo ouvindo Nirvana depois de digamos 93. Mas daí a comparar a banda de Kurt Cobaia com esses caras, é algo mais grave do que simples esquecimento. Só mostra como a memória, assim como o intelecto, desse pessoal metido a besta que escreve em cadernos culturais é extremamente curta.

Vamos deixar uma coisa bem clara logo de início: TheVines é a pior banda a sair da Austrália desde o Silverchair. O que não é pouca coisa. Na verdade, é incrível que alguém sequer esteja levando esses caras à sério. Se fôssemos insistir com as apócrifas comparações com o Nirvana poderíamos dizer que a Austrália levou algo em torno de uma semana parir um filhote de Pearl Jam, mas levou quase uma década para conceber para o pessoal do The Vines.

O problema é que esses caras não valem um sabugo. O único talento que esse pessoal parece ter é a capacidade de entediar o ouvir depois de alguns poucos acordes. O álbum Highly Evolved é tão ruim, mas tão ruim que poderia ter sido feito por uma banda de rock nacional. Sério!!! E cá entre nós: não existe ofensa maior do que essa. Vejam o exemplo do pseudo ska "The Factory" que poderia fazer parte, sem medo de ser feliz., do repertório de qualquer banda do chamado Br Rock dos anos 80.

Mesmo que as comparações com o Nirvana sejam infundadas é preciso admitir que "Get Free" é cópia escarrada de "Negative Creep", que fazia parte do repertório da banda menos conhecida do Dave Grohl. Porém nada mais em Highly Evolved lembra Seattle por volta de 1991. A coisa está mais para semana passada na Rolling Stone, ou qualquer uma dessas publicações corporativas anódinas...

Outra coisa tirando a supra citada "Get free(on the internet)" e a patética faixa título, a maioria das faixas desse álbum beiram os quatro minutos; "1969", que não é um cover da composição homônima do primeiro álbum dos Stooges, por exemplo, se estende por intermináveis seis minutos , muito mais dos 2 minutos toleráveis para esse tipo de banda da temporada.

Conclusão: Highly Evolved é outros desses Cds de fácil download mas que não valem uma mídia, pensando bem não vale sequer o espaço ocupado no seu HD...

Pedro Camacho

The Vines - Highly Evolved
1. Highly Evolved
2. Autumm Shade
3. Outtathaway !
4. Sunshinin
5. Homesick
6. Get Free
7. Country Yard
8. Factory
9. In The Jungle
10. Mary Jane
11. Ain´t No Room
12. 1969