Michael Jackson 25th Anniversary of Thriller

Thriller é o álbum mais vendido de todos os tempos, mais de 100 milhões de cópias vendidas no mundo todo, apesar de ironicamente ter sido superado nos Estados Unidos pelos Eagles, com a coletânea Their Greatest Hits (1971-1975). Mesmo assim, mundialmente sua hegemonia é incontestável. No entanto, revisto hoje em dia Thriller está mais próximo de um caso de insanidade coletiva do que uma unanimidade burra.

Se analisado friamente Thriller é no mínimo inconsistente. Apesar da força dos seus quatro compactos principais: Beat It, Billie Jean, Thriller e Human Nature não existe gemas escondidas nas faixas restantes do álbum. Coisas como "Baby Be Mine" ou "The Girl Is Mine", uma obscura parceira com Paul McCartney, chegam a ser constrangedoras. Falando em constrangimento o solo de "Beat It" é de Eddie Van Halen.

Para a geração iPod o relançamento Thriller é uma oportunidade para baixar as versões remasterizadas de sucessos como Beat It e Billie Jean e nada mais. Ninguém precisa do resto do álbum ou dos remixes absolutamente dispensáveis de Will.i.am, Kayne West e Akon. Esse tipo de bônus é pior do que brinde surpresa de Kinder Ovo. E só parece confirmar a praticidade do playlist do iPod ou do seu tocador de mp3s de preferência.

Ganhador de 8 grammys, muito antes do prêmio se tornar num info-comercial para RIAA, Thriller foi um dos primeiros álbuns escudado ostensivamente por vídeo clipes. E de certa forma representou o ápice da geração MTV. Da imagem mais importante que a música. Não por acaso essa edição de aniversário vem com um DVD de bônus, com vídeos clipes e entrevistas com Jackson e o produtor Quincy Jones.

Mas Thriller, assim como a carreira de Michael Jackson, é história. Artefato de um tempo distante em que a indústria fonográfica tinha permissão para imprimir dinheiro. E como tudo feito nos anos 80, o álbum não sobreviveu ao crivo do tempo e soa mais datado que jornal classificado da semana passada...

Pedro Camacho

P.S. 1: O que Britney Spears e Micheal Jackson tem em comum? Ambos fizeram propagandas para Pepsi e depois disso suas carreiras desandaram na maionese...

P.S. 2: Na época do lançamento de Thriller a Pepsi fez uma promoção que dava de brinde um compacto duplo com as faixas: Beat It, Thriller, Billie Jean e Human Nature. Todos os compactos do álbum... Qual foi mesmo o idiota que acabou com os compactos no Brasil?

Faixas
1 - Wanna Be Startin' Somethin'
2 - Baby Be Mine
3 - Girl Is Mine, The - (featuring Paul McCartney)
4 - Thriller
5 - Beat It
6 - Billie Jean
7 - Human Nature
8 - P.Y.T. (Pretty Young Thing)
9 - Lady In My Life, The
10 - Vincent Price Excerpt - (from "Thriller" voice-over session)
11 - Girl Is Mine, The - (previously unreleased, 2008, featuring Will.i.am)
12 - P.Y.T. - (previously unreleased, 2008, featuring Will.i.am)
13 - Wanna Be Startin' Somethin' - (previously unreleased, 2008, featuring Akon)
14 - Beat It - (2008, featuring Fergie)
15 - Billie Jean - (Kanye West mix)
16 - For All Time - (previously unreleased)