Verve: Outra melhor banda do mundo que também não

Você já deve estar de saco cheio de ler resenhas maravilhosas sobre a melhor banda de rock do mundo dessa semana. Bem, aí você gasta o seu suado dinheiro para comprar o cd e fica decepcionado com aquele jeito de: "Pô, se isso é o melhor que o mundo tem a oferecer..."

A banda inglesa Verve é um caso típico. Um clip legal na MTV, uma música idem (Bitter Sweet Simphony), mas é só isso. Na hora do vamos ver como é que fica a banda não agüenta a pressão de um fazer um disco com mais de 65 minutos de boa música.

Não vá se dizer que a banda do vocalista Richard Ashcroft é um desastre completo. O problema é que ela está longe ser um sucesso arrasador. Algumas baladas até que se salvam, mas Urban Hymns tem momentos muito chatos. E todo mundo sabe que quando o rock inglês decide ser chato ele é chato, muito chato, chato mesmo.

Como sempre acontece nesses casos um pouco menos de pretensão e um pouco mais de simplicidade fariam muito bem ao The Verve. Vale notar que o encarte do cd vem com muitas fotos e com a letra de apenas uma música, o que só pode significar uma coisa: eles certamente não querem que ninguém saiba o que estão cantando, até por que se as pessoas entenderem...

O disco tem baladas em profusão e, diga-se a verdade, algumas realmente boas como Sonnet e Weeping Willow. Infelizmente o resultado geral é meio repetitivo. Claro que pelo menos duas músicas de Urban Hymns - Catching the Butterfly e Neon Wilderness - são lixo puro.

O The Verve bem que tentou, mas não conseguiu escapar da maldição dos anos 90. Poucas bandas dessa década conseguiram fazer um cd com todas as músicas legais. Algo para você escutar do início ao fim sem estar recorrendo ao controle remoto para pular aquela faixa xarope.

Embora a banda tenha sido empurrada para a frente por gente famosa - o guitarrista do Oasis, Noel Galagher é um fã confesso do grupo - o The Verve, se depender da qualidade musical de Urban Hymns ainda não disse a que veio. Dá para acreditar, embora seja preciso muita boa vontade, que esses rapazes sejam capazes de fazer um cd realmente legal um dia.

Aliás, falando em Oasis, The Verve faz a melhor propaganda possível para o grupo dos irmãos Galagher. Afinal, depois da audição de Urban Hymns, qualquer Be Here Now parece um clássico do rock'n'roll. Moral da história: a banda não é tão boa assim e a gente "verve" muito bem sem ela...

J. Tavares

O que: The Verve, Urban Hymns
Quanto: Não sei. Jamais pagaria para ter um cd desses...