A bomba lisérgica da Coca-cola

Um comercial que compara um refrigerante com uma bomba-atômica, um dos instrumentos mais mortais e devastadores criado pela humanidade? Acredite quem quiser, mas Coca-cola é isso aí. Uma campanha equivocada detona (sem trocadilhos) um anúncio completamente bizarro e sem sentido.

O filme quer divulgar a idéia de que ondas de otimismo têm poder de transformar o mundo. Por favor... será que essa gente não assiste ao seriado House?. O problema é que o conceito foi absurdamente mal-trabalhado. Para começo de conversa, a idéia de um mundo cinza, que depois de abrir a Coca Cola fica colorido é manjado demais.

Além do mais, o comercial é um festival de sandices. O filme começa com três amigos chacoalhando o refrigerante (crianças, não façam isso em casa) até que a garrafa é aberta e o líquido se espalha para - em tese - transformar o mundo num lugar mais colorido e divertido. Só que não é bem isso que acontece.

O que surge é um visual completamente psicodélico com direito a árvores feitas de fones de ouvidos é prédios infláveis, que parecem serem feitos de borracha. Se isso é um efeito colateral da Coca-Cola, pode ser que o refrigerante esteja procurando um novo público-alvo...

Em tempo, o conceito do filme nasceu na Coca-cola Brasil, foi criado pela Ogilvy da Argentina, filmado pela Castel Studios (Romênia), produzido pela Stink (Londres) e editado pela sueca Stopp. O comercial foi levado tão a sério que estreou na noite de 8 de janeiro (durante o intervalo da novela com direito a teaser e tudo).

Vale ressaltar que a trilha sonora ficou por conta de Joey Ramone cantando "What a Wonderfull World", música imortalizada por Louis Armstrong. Embora, a julgar pelo visual adotado pelo comercial, o ideal seria usar Somebody Put Something In My Drink, dos Ramones...

Curiosamente, a campanha tem um site oficial (http://www.cocacola.com.br/happyme/). Depois de assistir a um trecho do vídeo, entra uma BIOS de um PC contaminado pela tal onda de felicidade. O mais incrível é que o PC está rodando em Linux! Pô! Passar a vida inteira digitando linhas de comando é mesmo uma felicidade...

Enfim, ver uma Coca-cola provocando um cogumelo (outra referência lisérgica) atômico não é mesmo uma boa ideia para um comercial. O mais incrível é que no próprio release distribuido pela Coca-cola está escrito: "Desenvolvido inicialmente para ser veiculado na América Latina, o filme atingiu um nível de grandiosidade que o levará a ser exibido também em outros Continentes, em países como Japão e Itália".

Epa! Epa! Exibido no Japão? A ZeroZen quer ver o tamanho do sucesso que propaganda irá fazer no mundo nipônico. O pessoal de Hiroshima, por exemplo, não vai achar a menor graça. Já o restante do país vai procurar figuras do Godzilla nas tampinhas do refrigerante...

Da Equipe de Articulistas

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