A Volta do Coronel Tutchenko

Quando a NET parecia, finalmente, ter resolvido aposentar a campanha do 'Coronel Skavurzka', na verdade o nome do personagem é Tutchenko, mas ele é mais conhecido na internet como Skavurzka mesmo. Pois o coronel está de volta promovendo o NET combo. Se a NET já é um poço de problemas e insatisfações, apenas como TV por assinatura, o que dirá como telefone fixo e Internet.

A nova campanha mostra uma multidão fugindo de um lugar inóspito - definido como a "Sibéria - e deixando pra trás objetos obsoletos. A nova campanha da Net, criada pela Talent, recebeu o título de Êxodo. O comercial faz parte da ação que divulga o Net Combo, produto da operadora que une TV a cabo, internet banda larga e telefone.

O filme mostra o resgate da escumalha, da patuléia, da massa ignara e inepta pela equipe do Coronel Tutchenko, que é auxiliado por vendedores da Net. A criação é de João Paulo Magalhães, Rocardo Silveira e João Livi, com direção de criação de Livi. A direção de cena é de Diego de Godoy.

Convenhamos certas campanhas publicitárias tem o hábito de tentar vencê-lo pelo cansaço e repetição. E nenhuma propaganda ultimamente foi tão impertinente, para não dizer irritante, do que a da NET e o seu 'Coronel Skavurzka'.

Para começar o que a NET tem a ver com russos? E mais importante: desde quando a Rússia é sinônimo de competência? Quando você pensa em Rússia, o que vem a sua mente? Se você for meio ZeroZen: vodka, vodka, vodka, pirataria, vodka e, é claro, mais vodka...

A Rússia não é sinônimo de tecnologia, velocidade ou do que quer que seja, com exceção, é claro, de vodka. Logo por que alguém iria tentar associar o seu produto ao exército russo? Sinônimo de ineficiência e corrupção.

Enfim este é um daqueles mistérios que nem toda cafeína e açúcar processado- coff "redbull"coff- do mundo podem explicar...

P.S.: O Coronel Skavurzka tinha sido brevemente substituído pela campanha "Internet é NET", que tipo substituiu seis por meia dúzia. Pois parece ter sido feita para o esquecimento, o que em publicidade é sinônimo inequívoco de incompetência ou de sucesso. Vai entender esses caras...

Da Equipe de Articulistas

Saia da Sibéria - NET