Volkswagen aposta no senso de humor alemão?

Já foi dito antes, mas vale a pena repetir. Os comerciais de automóveis estão abusando do direito de serem idiotas. É impressionante como as peças publicitárias fazem questão de ofender a inteligência da humanidade. Um exemplo típico é o novo comercial Volkswagen chamado "Rigorosos". Acredite quem quiser, ele aposta em um humor digno de churrasco de pedreiro com piadinhas ridículas de duplo sentido.

A ideia da nova campanha institucional criada pela AlmapBBDO para a Volkswagen é evidenciar a preocupação da marca com cada detalhe presente em seus produtos, elaborados com a missão de satisfazer todas as exigências dos clientes. Com o nome "Das auto" esta é a primeira campanha adotada mundialmente pela marca.

A dupla Gustavo Sarkis e Renato Fernandez é a responsável pela idealização dos filmes, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches. O objetivo seria, em tese, mostrar o povo alemão como pessoas detalhistas capazes de realizar projetos eficazes além de demonstrare, toda a força de sua indústria automobilística.

Inclusive, no primeiro comercial, chamado de "É nóis", um brasileiro e um alemão discutem a qualidade dos carros da Volkswagen. Em um determinado momento da conversa é utilizada a expressão "é nóis", muito popular entre os jovens brasileiros. O alemão solta a frase e é imediatamente corrigido gramaticalmente pelo brasileiro. Porém, ao invés de se intimidar, rebate com um "é nóis na fita", a versão completa da expressão, respondendo que é assim que todos falam.

A brincadeira segue no filme seguinte, "Rigorosos", que veio parar aqui no obituário. Agora são mostrados dois engenheiros alemães. Um deles troca o gênero da palavra "rigoroso" quando se refere a ele mesmo, e o companheiro não perde a oportunidade de fazer uma piada. Sim, uma piada de duplo sentido banal, patética, ridícula, digna de churrasco de pedreiro. Coisa de jardim de infância. O tipo de comportamento infantil e infantilóide bem característico dos engenheiros alemães...

Acredite quem quiser, a O2 Filmes, atualmente uma das mais respeitadas produtoras do mundo em seu campo de atuação, foi convidada para produzir os comerciais. E, pasmem, eles foram dirigidos por Fernando Meirelles em intervalos da divulgação do longa Ensaio sobre a Cegueira, na Espanha. Os roteiros foram gravados durante um final de semana na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo. Será que Meirelles não percebeu a furada em que se meteu? Ou simplesmente acreditou no tradicional ditado: "pagando bem, que mal tem?".

De qualquer forma, os alemães, como se sabe, são o povo mais sem senso de humor do planeta Terra. E se alguém deles acabar por assistir um desses comerciais da Volkswagen certamente vai ficar altamente ofendido. E por muito menos do que isso a Alemanha já entrou em Guerra. Depois não digam que a ZeroZen não avisou...

Da Equipe de Articulistas

Volkswagen: "Rigorosos".