Quer comprar um carro? Pare de tomar banho...

A ZeroZen sabe que é fácil demais vender carros no Brasil. Mas os nossos maravilhosos publicitários conseguiram se superar. Pela primeira vez fizeram uma propaganda que ofende o consumidor. A campanha “Situações” mostra ao público como uma mudança simples nos hábitos de consumo pode facilitar a compra de um veículo da Chevrolet. Ou seja, você só não possui um carro zero por que é um esbanjador, um perdulário, um gastador...

A genialidade da campanha é que a Chevrolet não está fazendo nenhuma oferta. Não está reduzindo preços ou mesmo facilitando a compra para o consumidor. Ela apenas ensina que tudo o que você economizar deve ser redirecionado para um carro zero quilômetro.

Existem vários comerciais com dicas. O primeiro é o banho. No filme “Chuveiro”, Luiz Antônio Galebe, um comunicador que merecia a chance de ser porta-voz da República, fala sobre economia de água, da preservação da natureza e, consequentemente de dinheiro.

Em outro comercial, o foco é tempo desperdiçado com bate-papo no telefone celular. Galebe, inclusive, aconselha as pessoas a encontrarem-se em vez de gastar dinheiro com a ligação de celular. Todas as peças trazem a assinatura: “Com pequenas economias como essa você paga as mensais do seu Chevrolet sem gastar um centavo a mais no orçamento”.

“Essa campanha mostra nosso compromisso em ajudar o consumidor a realizar o sonho do carro novo. Mais do que dar descontos queremos alertar para o desperdício e o que ele representa para o equilíbrio do orçamento doméstico. A Chevrolet entende isso e ajuda o consumidor a ser mais crítico em relação às suas despesas, apoiando o consumo consciente”, comenta Hugo Rodrigues, diretor de criação da Salles Chemistri.

Vale notar que essas "dicas" de economia não ajudariam muito o consumidor a comprar um Chevrolet zero quilômetro. Não acredita? Pois o blog Vida Sem Carro (http://vidasemcarro.blogspot.com/) fez os cálculos:

"O carro mais barato dessa marca custa atualmente pouco mais de R$ 24.000. Façam as contas:
1) Supondo uma compra à vista, mês passado esse dinheiro rendia na poupança R$ 132 (se for a prazo, como sugere a propaganda, os juros são bem maiores);
2) O seguro desse carro vai ser cerca de R$ 2.592 por ano, ou seja R$ 216 mensais (assumir o risco de batida ou roubo, economicamente falando, é quase o mesmo que pagar seguro);
3) Como carros não duram para sempre, quem quiser depois de 4 anos comprar outro igual vai ter que juntar, desde já, 25% desse valor, ou R$ 125 por mês (a conta aumenta para trocar mais cedo, por exemplo, para trocar com 2 anos, R$ 180);
4) o IPVA desse carro sairá cerca de R$ 720 por ano, ou R$ 60 mensais.

Então, o carro mais barato da propaganda, só para ficar parado na rua em frente à sua casa, vai lhe custar R$ 533 por mês. Ou seja, a grande maioria das pessoas não chamaria um corte de R$ 533 no orçamento de "pequena economia".

Perceberam? Para economizar esse valor o sujeito não teria de ficar menos tempo no banho. Ele teria de deixar de tomar banho por uns vinte anos. Quer dizer, até é possível comprar um carro. Duro vai ser alguém te deixar entrar na concessionária...

Da Equipe de Articulistas

Chevrolet: Campanha Situações