A arte de entrar pela porta dos fundos

Ao contrário do que o arguto leitor da ZeroZen possa pensar, esse obituário não é sobre algum filme pornô. Na verdade, nossos maravilhosos publicitários conseguiram fazer mais uma propaganda de automóveis sem o menor fundamento. Desta vez o público descobre que a melhor maneira de ser um penetra (sem trocadilho) é dirigir um Citroën C3 AirCross...

O comercial foi criado pela agência EURO RSCG Internacional, desenvolvido pela produtora europeia Gang e filmado no Rio de Janeiro sob direção de dois diretores austríacos. O filme de 30 segundos apresenta um jovem no trânsito de uma cidade a bordo do Citroën AIRCROSS. Então ele dobra uma esquina e começa a subir uma estrada. O asfalto some. O caminho fica cada vez mais esburacado e perigoso. No final, uma sequência de cenas do veículo mostra que na verdade ele estava subindo uma montanha, que o leva para uma festa no topo de um moderno prédio. Hein? O quê? Como?

De acordo com os nossos maravilhosos publicitários, o trajeto escolhido pelo protagonista reforça de maneira inusitada e surreal o conceito de “Novas Escolhas. Novos caminhos”. Exibido primeiro no Brasil, o filme será divulgado posteriormente na Argentina, Paraguai, Chile e Venezuela, países do Mercosul que comercializarão o veículo.

A ideia do comercial é destacar o DNA da marca, com conceitos de tecnologia, criatividade e aventura chic. “Desenvolvemos uma das maiores campanhas de mídia da marca para o lançamento do Citroën AirCross, englobando vários tipos de mídia, a fim de posicioná-lo como um ‘Aventureiro Chic’ desejado pelo público”, explica Alexander Greif, gerente de Publicidade e Propaganda da Citroën do Brasil.

Bem, é interessante notar o seguinte. No filme, o motorista "escala" uma montanha para entrar em uma festa. Só que em nenhum momento parece que ele foi convidado. Basta dar uma olhada na cara de espanto dos presentes. Ou seja, eles fazem um esforço para criar um clube privê no alto de uma montanha para um "aventureiro chic" entrar pela porta dos fundos? A Citroën está estimulando os penetras?

E tem mais. Se você tem mesmo um carro imponente, legal e descolado vai querer entrar pela porta da frente. Aliás, ninguém no comercial se importa ao ver o veículo estacionado. A festa segue absolutamente igual. Quer dizer... C3 Aircross é só um carro comum?

Em tempo, o C3 Aircross, utilitário esportivo. Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, o produto foi concebido para ser comercializado na América Latina, sobretudo Brasil e Argentina. Será vendido em três versões de acabamento, todas equipadas com o motor 1.6 16V que já utilizado nos outros modelos da empresa. O Aircross será o primeiro a receber o símbolo da Citroën, os chevrons, reestilizados.

Da Equipe de Articulistas

Citroën C3 AirCross

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.