Cem milhões de Uns...

A Globo não tem meio termo. Ou você odeia ou você está errado. A ZeroZen - ingenuamente - acreditou que já tinha visto de tudo. Mas realmente a nova campanha institucional do plim-plim beira à sandice. Com uma música sem métrica e sem sentido.

A TV Globo lançou durante o Fantástico (onde mais?) a sua mais nova campanha institucional “Cem milhões de uns”. Em tese, a campanha tentar chamar atenção para um dos principais ativos da TV Globo, sua audiência relação às concorrentes. Isso se você acredita no sistema de medição criado na década de 70 e utilizado até hoje. Mas essa é outra história...

Globo garante que tem uma audiência de 100 milhões de pessoas ao dia. O Youtube deve ter 10 vezes mais gente assistindo vídeos de gatos tocando teclado. Mas, enfim, essa é outra questão. Como o pessoal do plim-plim faz para agradecer todo esse monte de gente? Simples! Chama todos eles de "uns". É isso aí. Se você assiste a Globo é apenas mais um.

Agora, pare tudo e admire essa bizarra pérola que é a letra da música:

Cem milhões de Uns

“Todo Brasil assiste a Globo. São mais de 100 milhões de pessoas todos os dias. Mas a gente sabe que não fala com esse tal de 100 milhões, a gente fala com 100 milhões de ‘uns’. Uns diferentes dos outros. Uns se emocionam. Uns se informam. Uns gostam da gente. Uns dizem que não. E a gente se movimenta para conquistar cada um. Porque a gente sabe que um desses 100 milhões é você.”

Constrangedor, não é? Aparentemente uns não sabem rimar. Uns não sabem o que isso significa. Porém, o interessante do comercial é a mensagem subliminar. Como diria a filósofa da pós-modernidade, Anitta: prepara! A ZeroZen sobe o nível do debate e afirma que a Globo usou a indústria cultural como referência.

É isso aí. Para quem não sabe, o termo Indústria Cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Nessa teoria, a audiência é vista como "membros de uma massa amorfa”.

Perceberam? Captaram? Uns fazem parte massa amorfa. Uns são um número qualquer. É dessa maneira que a Globo trata o seu público. Uns caras que ainda assistem televisão...

Da Equipe de Articulistas

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