Guaraná Antarctica. É o que É (o que quer que seja isso)

A insanidade campeia livre, leve e solta nas agências de publicidade. Às vezes, esta overdose criativa cria grandes comerciais e às vezes surge algo como a nova campanha do Guaraná Antarctica. Tudo bem que errar é humano, mas não precisavam ter caprichado tanto. É uma inacreditável coletânea de equívocos condensada em 30 segundos.

A campanha, criada pela DM9DDB, conta com filme, anúncios, mobiliário urbano e internet. No roteiro, a cantora Cláudia Leitte aparece fazendo um dueto com Toni Garrido. Pára tudo. Nada contra a musa do axé music . Se não deu para contratar a Ivete Sangalo original, então por que não ficar com a cover? É válido, lúcido e se insere no contexto.

Mas e o Toni Garrido? Será que o pessoal da DM9DDB sabe quando foi o último sucesso do Cidade Negra? Mais um pouco e ele vai estar participando de algum reality show obscuro.

De qualquer maneira, o comercial mostra Toni Garrido dirigindo um caminhão de Guaraná Antarctica com Cláudia Leitte ao lado. Viu? Mais uma prova de decadência. Já que não dá para ganhar dinheiro com a música só fazendo bico de caminhoneiro...

Bem, eles vão em direção ao campus de uma faculdade, em um dia de extremo calor. Cláudia, usando um bizarro vestido verde papagaio, afirma: "aqui tem sede". É o suficiente para que a dupla saia distribuindo Guaraná Antarctica para matar a sede dos estudantes. Enquanto eles oferecem o produto, as pessoas vêm se aproximando. Claro. Afinal de contas, é guaraná de graça!

Mas não é só isso. A coisa toda continua sem fazer qualquer sentido. Ambos começam a cantar, montam um palco e fazem o refrigerante jorrar de bebedouros. O filme termina com Toni Garrido e Cláudia Leitte novamente na direção do caminhão. Eles saem dirigindo o veículo e as pessoas - matando aula - seguem atrás. A assinatura da campanha permanece: "Guaraná Antarctica. É o que É".

Enfim, foi-se o tempo em que havia um conceito nos comerciais de Guaraná. O Jingle é fraco. E olha que o refrigerante tem pelo menos um clássico no gênero, o antológico "Pipoca com Guaraná". A idéia da sede, do guaraná, da faculdade, nada parece fazer sentido. Como o cliente deve ter reclamado a agência explicou: "Ora, Guaraná Antarctica. É o que É. E ponto final..."

Guaraná Antarctica - Comercial Sede com Cláudia Leitte e Toni Garrido
http://www.youtube.com/watch?v=05iMFMdOVHg

Da Equipe de Articulistas