Os Segredos do Código Redondo

Na publicidade pior do que ter uma má idéia é insistir nela. Para a surpresa geral, a Skol resolveu retomar a série de filmes com o tema "Código Redondo", lançada em outubro de 2007. A idéia é usar comerciais com suspense e bom humor para desvendar os segredos da fórmula da marca. Claro que não deu certo, mas não deu certo mesmo...

A verdade é que alguém poderia fazer a gentileza de avisar que essa mistura de "O Código Da Vinci" com "O Segredo" é algo datado, superado e, principalmente, ridículo. Isso sem falar no nome da campanha. "Código Redondo", por favor, parece feito para as decadentes piadas de duplo sentido do Casseta & Planeta.

O comercial deixa claro que o pessoal da Agência F/Nazca S&S anda tomando café demais. O filme, intitulado "Saturno", tenta dar mais pistas para solucionar o mistério da composição de Skol. Um consumidor invade a fábrica da marca. Com uma câmera na mão, ele narra o início de tudo: há 100 anos, uma nave espacial caiu na Terra.

Um fazendeiro que estava de passagem pelo local ajudou os extraterrestres e, como recompensa, ganhou uma misteriosa água redonda com uma fórmula secreta - o código redondo. Usando o código redondo, o homem só pôde produzir um copo da cerveja redonda. Foi seu bisneto que descobriu que havia mais coisas naquele presente.

Aquela água redonda vinha dos anéis redondos de Saturno. E os saturnianos, eternamente gratos pela ajuda do fazendeiro, passaram a entregar, secretamente, suprimentos da água redonda na fábrica da cerveja redonda. Foi assim que Skol passou a ser produzida.

Mas, no momento em que o consumidor consegue chegar, finalmente, na fórmula secreta, um extraterrestre, guardião do código redondo, surge em sua frente e o elimina, declarando: "iu, iu, iu, o terráqueo abduziu" (em um dos momentos mais cretinos em toda a publicidade nacional). Resta ao público continuar com a dúvida sobre os segredos da fórmula de Skol.

O incrível é que o primeiro comercial da série se passava em clima de Idade Média, o comercial é protagonizado por Copérnico, "um dos maiores apaixonados pela arte de fabricar cerveja", acusado, pobre coitado, pela humanidade, de estabelecer um "novo paradigma". Isto por que liquidou, definitivamente, com a boa imagem das cervejas quadradas, produzidas até o século XV. A história fictícia prossegue, envolvendo os caveleiros da Távola Redonda e/ou a Ordem dos Cavaleiros Templários, com invenções, perseguições e prazeres de degustação diante de um belo copo da bebida.

Quer dizer nada faz sentido com nada. Até parece o meio-campo da seleção escalada pelo Dunga. Bizarro é pouco para descrever o resultado final. Para quem quiser, ainda é possível visitar o site da campanha e tentar solucionar o mistério.

Porém, a ZeroZen, sempre no intuito de ajudar a humanidade vai solucionar o segredo do Código Redondo. Na verdade, é até muito simples. Basta pegar uma latinha de Brahma ou Antartica (tanto faz) e acrescentar 30% a mais de água. Pronto. Está criada uma Skol!

Da Equipe de Articulistas

O Código Redondo 2