8mm

8mm1.jpg (11097 bytes) 8mm2.jpg (13219 bytes)

Aviso1: este é um filme de Joel Shcumacher. Aviso2: este é um filme em que o maior canastrão, na atualidade, de hollywood, Nicolas Cage atua. O resultado como se poderia prever é catastrófico. O roteiro parte de uma idéia interessante. Um detetive (Cage) é contratado para investigar a possível veracidade de um snuff movie. Para quem não sabe, reza a lenda que neste tipo de filme as pessoas morrem mesmo, são assassinadas a sangue-frio diante da câmera. É difícil acreditar que um assunto tão barra-pesada como esse fosse cair nas mãos de Joel "Libélula Esvoaçante" Schumacher, mais ainda que ele conseguisse fazer um bom filme desse material.

Por incrível ,que pareça os 30 minutos iniciais de 8mm chegam a convencer. Há uma atmosfera sombria, sinistra, e até que Nicolas Cage está relativamente suportável como ator. Entretanto, quanto mais o filme se aproxima do bizarro mundo dos snuff movies, mais aparece a covardia do diretor. Assim a boa idéia inicial acaba indo pro espaço, bem como a paciência do espectador. O irritante final moralista (bem ao gosto dos americanos) dá vontade de fazer um snuff movie com o Joel Schumacher. Pensando bem, é melhor deixar pra lá.

J. Tavares

(8mm, EUA, 1999), Direção: Joel Schumacher. Elenco: Nicolas Cage, Joaquin Phoenix, Anthony Heald, Don Creech, Anna Gee Byrd, Myra Carter, Christopher Bauer, Amy Morton, Jenny Powell, Peter Stormare, Catherine Keener, Duração: 123 min.

Voltar