Adaptação

O roteirista Charlie Kaufman não estava a fim de trabalhar. Ele precisava adaptar o best seller The Orchid Thief, da jornalista Susan Orlean. O livro era chato, quase ilegível e sem a menor possibilidade de virar um filme. O que fazer então? Simples. Usar o manjado recurso da metafísica. Um roteiro sobre a dificuldade de se fazer um roteiro. Basicamente, um atestado da sua própria incompetência.

Portanto, a trama começa quando um roteirista Charlie Kaufman (Nicolas Cage) é contratado para adaptar o livro The Orchid Thief, da jornalista Susan Orlean (Meryl Streep). Ele conta com a ajuda de seu irmão gêmeo Donald Kaufman (Nicolas Cage de novo), o qual acredita ser muito fácil ganhar dinheiro escrevendo roteiros para Hollywood. Charlie aproveita para tentar se aproximar de Susan e entender que diabos ela quis dizer com um livro tão ruim.

No meio do caminho surge o próprio ladrão de orquídeas John Laroche (Chris Cooper) que rapidamente percebe a natural desinibição das mulheres jornalistas. Obviamente, como Charlie passa o tempo inteiro sem idéias de como vai adaptar o livro, o roteiro fica sem dando voltas. É mais enrolado que namoro de vesgo e mais redundante que discurso de político.

Como o criminoso sempre volta a cena do crime, o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman já tinham trabalhado juntos em Quero ser John Malkovich. Mas a mesma piada contada duas vezes não tem a menor graça. De qualquer maneira, Kaufman conseguiu embolsar alguma grana sem esforço nenhum e Chris Cooper ganhou um supreendente Oscar de Ator Coadjuvante. Realmente , às vezes é muito fácil ganhar dinheiro em Hollywood...

J. Tavares

(Adaptation, EUA, 2002), Direção: Spike Jonze, Roteiro: Charlie Kaufman, Elenco: Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Rheagan Wallace, Jane Adams, Agnes Baddoo, Jim Beaver, Brigitte Bogle, Caron Colvett, Lynn Court, Brian Cox, John Cusack, Roger Fanter, Gary Farmer, Paul Fortune, Duração: 114 min.

Voltar