Alfie

Alfie é o tipo de sujeito que os homens acham que é sedutor para as mulheres. Falastrão, cafajeste, mentiroso, irresponsável e infatilóide. Pois é... Depois, o mundo não consegue explicar por que os advogados que trabalham com divórcio estão cada vez mais ricos.

O fato é que Alfie Elkins (Jude Law) é um verdadeiro mala-sem-alça. Ele nasceu em Londres, mas mora atualmente em Manhattan. Como todo mundo, espera ficar rico na terra das oportunidades. Enquanto o sucesso, a fama e o dinheiro não aparecem, ele aproveita para faturar o máximo de mulheres possíveis. Em um recurso cinematográfico irritante, ele passa o tempo inteiro falando diretamente para a câmera sobre suas conquistas amorosas.

Alfie trabalha - ora vejam só - como motorista de limusine e leva gente rica pelas ruas de Manhattan. De tempos em tempos transa com suas clientes solitárias no banco de trás (mais clichê impossível). Além disso, ataca até mesmo a namorada do melhor amigo (Nia Long), uma moça casada (Jane Krakowski), uma mãe solteira (Marisa Tomei). Sem discriminação, também aproveita para tirar uma lasquinha de uma mulher madura e rica (Susan Sarandon).

O filme é um remake de Alfie, Como Conquistar as Mulheres, de 1966. O primeiro título era bem mais ácido e cruel. O personagem da década de 60 foi interpretado por Michael Caine. Ele, inclusive, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. O anti-herói do filme tinha muito mais consistência. O Alfie atual é apenas um tremendo babaca que comanda uma comédia romântica sem maiores atrataivos.

J. Tavares

(Alfie, ING/EUA, 2004), Direção: Charles Shyer, Elenco: Jude Law, Omar Epps, Jane Krakowski, Nia Long, Adoni Maropis, Sienna Miller, Claudette Mink, Marjan Neshat, Kevin Rahm, Finlay Robertson, Susan Sarandon, Tara Summers, Marisa Tomei, Gedde Watanabe, Jo Yang, Duração: 103 min.

Voltar